"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

OPERAÇÃO CALICUTE: NOVA FASE DA LAVA JATO PRENDE O EX-GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL, ACUSADO DE CORRUPÇÃO



Para quem, em passado recente, protagonizou espetáculo pífio e vergonhoso ao dançar em uma das calçadas de Paris com guardanapo amarrado à cabeça, ao lado de comparsas, esta quinta-feira (17) começou mal, bem diferente da farra que teve lugar na capital francesa. Ex-governador do Rio de Janeiro e fanfarrão conhecido, Sérgio Cabral Filho (PMDB) foi preso nas primeiras horas do dia pela Polícia Federal, no rastro da Operação Calicute, um desdobramento da Operação Lava-Jato.

Cabral foi preso preventivamente sob a acusação de cobrança de propina em contratos firmados pelo governo fluminense com empreiteiras. Além do ex-governador, outras oito pessoas foram presas pela PF em caráter preventivo (sem prazo determinado): Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, ex-secretário de governo do RJ; Hudson Braga, ex-secretário estadual de obras; Carlos Emanuel de Carvalho Miranda, sócio de Cabral na empresa SCF Comunicação; Luiz Carlos Bezerra; Wagner Garcia; José Orlando Rabelo; Luiz Paulo Reis. Foram presos temporariamente (prazo de cinco dias, renovável pelo mesmo período) Paulo Fernando Magalhães Pinto, administrador de empresas e ex-assessor de Sérgio Cabral, e Alex Sardinha da Veiga.

O ex-governador foi alvo de dois mandados de prisão preventiva, sendo um expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável na primeira instância do Judiciário pelos processos resultantes da Lava-Jato.

A Operação Calicute, que tem como base a colaboração premiada do empresário Fernando Cavendish, ex-dono da construtora Delta, conduziu de forma coercitiva a esposa de Cabral, Adriana Ancelmo. A outra operação, desdobramento da Lava-Jato, teve como ponto de partida a colaboração premiada de executivos da construtora Andrade Gutierrez e da Carioca Engenharia.

Cabral e os outros acusados são acusados de receber propinas em concessões de obras públicas, como a reforma do Estádio Mário Filho, o Maracanã, e a construção do Arco Metropolitano.

A investigação começou a partir das delações de Clóvis Primo e Rogério Numa, executivos da Andrade Gutierrez, feitas no âmbito do inquérito do caso envolvendo a Eletronuclear. Primo e Numa dois revelaram aos investigadores que executivos das empreiteiras reuniram-se no Palácio Guanabara, sede do Executivo fluminense, para tratar da propina e que houve cobrança nos contratos de grandes obras. Só a Carioca Engenharia comprovou o pagamento de mais de R$ 176 milhões em propina ao grupo comandado por Cabral.

Segundo os investigadores, o ex-governador do RJ cobrou propina de 5% do valor total do contrato para permitir que a construtora Andrade Gutierrez se associasse à Odebrecht e à Delta, no consórcio que disputaria a reforma do Maracanã, em 2009. Na ocasião, Cabral Filho negou os fatos.

O prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões. Os envolvidos no esquema são acusados de organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

A operação foi batizada de “Calicute” por duas razões: o nome do principal alvo da ação policial e o momento enfrentado pelo mesmo. Calicute é uma região da Índia, onde Pedro Alváres Cabral, descobridor do Brasil, enfrentou uma das maiores tormentas de sua carreira como explorador dos mares.


17 de novembro de 2016
ucho.infoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário