"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 4 de junho de 2016

FRACASSA A INTRIGA PALACIANA PARA DERRUBAR O MINISTRO MEDINA OSÓRIO, DA AGU

Osório, da AGU, virou alvo porque apoia a Lava Jato


Já faz tempo que não se vê uma intriga palaciana como a que foi montada para derrubar o novo advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, que começou o dia de sábado demitido e no meio da tarde já estava reintegrado pelo presidente Michel Temer. A demissão foi “plantada” através do colunista Jorge Bastos Moreno, de O Globo, que tem preciosos informantes dentro do Planalto.

A nota atribuía a demissão a uma suposta “carteirada” para usar jatinho da FAB e à ausência do AGU em Brasília, quando Dias Toffoli aceitou liminar contra a demissão do presidente da EBC nomeado por Dilma no apagar das luzes de seu governo.

Em cima da nota de Moreno, ao meio-dia a redação do Globo reescreveu o texto para confirmar demissão, acrescentando alguns detalhes. E a notícia seguiu em frente.

ESTADÃO TAMBÉM “DEMITE”

A intriga tomou vulto com uma reportagem de Tânia Monteiro, no Estadão, também baseada na nota de Moreno e complementada com diversas declarações de “assessores palacianos”, com informações sobre pretensos e graves problemas causados a Temer pelo atual advogado-geral da União.

Eis que entra em cena o blog “O Antagonista”, que desmente tudo e revela que o próprio presidente Temer ligou para Medina Osório e desmentiu a demissão.

Logo em seguida, o advogado-geral da União divulgava uma nota oficial esclarecendo que tem status de ministro e direito a transporte, não ocorreu “carteirada” no aeroporto,o jatinho fora solicitado com um dia de antecedência, não houve reclamação da FAB, e ele estava acompanhado no voo por um procurador da União e dois assessores, que testemunharam tudo.

APOIO À LAVA JATO


Interessante notar que a suposta demissão foi “vazada” justamente quando Medina Osório fez palestra em defesa da operação Lava Jato, durante evento da Associação dos Juízes Federais do Brasil, em Curitiba, quando foi elogiado pelo juiz Sérgio Moro, que destacou sua qualificação e seu empenho no combate à corrupção sistêmica.

Realmente, o ministro da AGU é considerado o maior especialista do país em leis sobre corrupção e improbidade administrativa, com vários livros publicados, e atualmente preside o Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE).

Detalhe curioso: quando Osório fez palestra na Comissão do Impeachment, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse aos colegas de partido, que usavam os computadores em busca de informações para atacá-lo: “Não adianta, não há nada contra ele na internet. É uma celebridade, vamos ouvir o que ele vai falar”.

INFORMAÇÃO “PLANTADA”

O jornalista Jorge Bastos Moreno é um jornalista muito sério e respeitado. Foi vítima de um informante qualificado, com trânsito total no governo Temer, que lhe passou uma notícia absolutamente inverídica. Moreno não revela a fonte, é claro, mas tem relações diretas com Temer vai tomar providências.

Mas já se sabe que, por incrível que pareça, essa notícia para desestabilizar Medina Osório partiu do próprio Palácio do Planalto.

Sabe-se também que o advogado-geral da União se tornou alvo dessas manobras por conta das iniciativas anticorrupção que vem adotando. Em especial, por sua proximidade com a força-tarefa da Lava Jato e seu excelente convívio com o juiz Sergio Moro. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe.



04 de junho de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário