"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 24 de maio de 2016

PARA REFORÇAR SUAS ESTATAIS, CHINA VAI PRIVATIZAR OU REFORMAR 345 SUBSIDIÁRIAS


Consumo interno é alavanca da economia chinesa
















Fechar “empresas-zumbis”, resolver os problemas que se criem para os trabalhadores afetados e podar as empresas laterais que invadam as competências das empresas estatais de administração centralizada, são algumas das medidas que o governo chinês introduzirá nos próximos dois a três anos, para aprofundar a reforma daquelas importantes organizações. A decisão foi revelada durante uma reunião executiva do Comitê do Estado presidida pelo premiê Li Keqiang.
“Empresas estatais de administração centralizada desempenharam papel indispensável para o desenvolvimento social e econômico da China e temos de lhes garantir todo o mérito quanto a isso” – disse Li. – “Mas essas empresas também enfrentam problemas cruciais. Agora temos de enfrentá-los passo a passo, o que significa, em essência, aprofundar a reforma das empresas estatais chinesas.”
SETORES CRUCIAIS
A maioria das 106 estatais chinesas operam em setores cruciais para o desenvolvimento social e econômico do país, como telecomunicações e energia.
Os principais problemas dessas empresas de administração centralizada incluem fragilidades no exercício da atividade-fim, excesso de empresas paralelas concorrentes, baixa eficiência e escalões de administração e gerência em número excessivo.
O excesso de escalões hierárquicos e a redundância que persiste nas estatais chinesas são também parte dos motivos pelos quais nunca foi fácil fazer avançar as reformas, sempre adiadas ao longo dos anos.
Apesar das dificuldades, Li reiterou já em várias ocasiões a disposição do governo para levar a cabo as reformas necessárias, falando da determinação em termos de “um bravo guerreiro, que corta a própria mão, para salvar o corpo” – porque não há dúvidas de que as reformas afetaram interesses de alguns.
EMPRESAS-ZUMBIS”
Na reunião ficou decidido que 345 “empresas zumbis”, todas subsidiárias das 106 estatais, serão reorganizadas ou entregues ao mercado dentro dos próximos três anos.
Das estatais, espera-se que reduzam os escalões de gerência para menos de 3 ou 4, dos 5 a 9 que há hoje, e que cortem 20% das suas entidades legais subsidiárias no prazo de três anos.
O governo também planeja reduzir as perdas que se verificaram nas subsidiárias das estatais em cerca de 30%, e aumentar os lucros das estatais em mais de 100 bilhões de yuan (15,3 bilhões de dólares norte-americanos) até o final de 2017.
Enquanto isso, o governo cortará em 10%, em 2016, a capacidade de carvão e aço destinada às estatais; e outros 10% de redução, em 2017. Carvão, ferro e aço estão entre os setores chaves, no esforço para reduzir o excesso de oferta.
ENTRAR EM FORMA
Na reunião da 4ª-feira, Li mais uma vez destacou que as estatais chinesas precisam “perder peso e entrar em forma”, ideia que o premiê chinês apresentou no plano de trabalho do governo para esse ano.
A reforma das gigantes estatais em geral é a maior tarefa prevista para ser executada pelo governo no planejamento desse ano, que o premiê distribuiu em março. Destacou que o governo se empenhará muito para alcançar pleno sucesso na reforma e aprimoramento das estatais, garantindo que o ajuste estrutural será feito de modo a promover a inovação, a reorganização e a reforma na gestão de pessoal das mesmas estatais.
“Promover melhor governança é vitalmente importante para as empresas estatais chinesas. É indispensável que se concentrem na atividade-fim e que melhorem a qualidade do que produzem. Essa será tratada como a principal missão das empresas estatais chinesas” – disse Li durante a reunião de 4ª-feira, acrescentando que não devem ser alocados muitos recursos nos negócios derivados da operação das estatais, nos quais o setor privado tem em geral maior presença.
REESTRUTURAÇÃO
O novo plano estimula a reorganização interna das estatais chinesas e a otimização da alocação de recursos. Capitais sociais são estimulados a participar e a apoiar a reestruturação das estatais.
O novo plano também convoca as estatais a “crescerem e fortalecerem-se mediante a inovação” e a investirem mais em pesquisa e desenvolvimento.
(artigo enviado pelo jornalista Sergio Caldieri)

24 de maio de 2016
Deu no Xinhuanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário