"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de maio de 2016

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO DA NOTÍCIA

MÁ COMPANHIA
Pronto, a gente já sabe agora que Dilma Vana lá no Alvorada está só e mal acompanhada. E assim a gente descobre que nem sempre as más companhias fazem que as pessoas sejam más. Entretanto, o que me preocupa nesse governo-tampão do Michel My Love é que as más companhias que ele escolheu para o seu ministério, façam a gente pensar que ele é melhor do que é.

SEM ESTOQUE

Sei lá, mas tenho a nítida impressão de que, em 13 anos e meio de governo, o Lula e a Dilma gastaram todo o estoque do PT de não ter medo de ser feliz.

DEPRESSÃO

Dizem que Lula anda em depressão. Duvido e faço pouco que a sua crise pessoal chegue sequer aos pés do mero sintoma da crise econômica, política e moral que botou o Brasil no estado de depressão em que se encontra.

ACABADA

Olhando assim de longe a figura peripatética da ciclista Dilma, aquela que adora pedalar, chego à conclusão de que ela não está com aquele ar de quem completou o governo; ela acabou com o governo. Dilma, por mais que se esforce, não é uma mulher completa; é uma mulher acabada.

COMPOSITOR
Ao entrar nesse samba do crioulo doido que virou o Brasil da Silva, Michel Temer está se achando um grande compositor: quer compor com todo mundo. (Alguém, não me lembro bem, já disse isso do Tancredo Neves antes que lhe batessem as botas).

DE MORTE NATURAL

Essa relação conflituosa entre Dilma Vana e Michel My Love Temer, jamais chegará aos pés da pororoca do desastrado casamento entre a Dilma e o Eduardo Cunha. Eles juram que vão viver separados até que a morte natural consiga juntá-los.

CHATOS

Às vezes esses políticos me causam um sentimento de desânimo tão grande que me dá a certeza de que a Terra não é redonda; é chata.

MINHA ALEGRIA
O que tem me dado uma vingativa e impiedosa alegria é saber que esse desânimo, essa depressão, essa tristeza de Lula é porque ele acha que ser rico e poderoso é tudo na vida.

CADÊ A POESIA?
Nunca vi graça nenhuma no jornalismo quando trabalhei pautado pelas linhas editoriais dos meus patrões. Passei um tempão começando minhas matérias como "o ministro disse ontem"... Eu nunca redigia nada que eu mesmo dissesse. Então, inda que mal pergunte: cadê a poesia da vida quando um ginecologista examina uma paciente no seu consultório?


PALAVRA POR PALAVRA



O rábula-geral gargantão que advoga para a Dilma com recursos da União, nega agora no STF que Dilma tenha oferecido ajuda a Eduardo Cunha.

Ainda president@ no exercício do mandato ela teria pedido ajuda da Câmara para que o Orçamento com déficit, enviado ao Congresso, não fosse devolvido pelo Legislativo.

Tá bom, o papudo Zé Cardozo nega. Mas ele não é nenhum delator premiado nem coisa nenhuma, para que possa ser levado a sério. Sua palavra vale tanto quando a palavra de Dilma, ou a palavra do Cunha. E nenhuma delas vale mais que a palavra de honra de Lula, a alma viva mais honesta desse país.


EVOLUÇÃO
Com o PT de Lula e Dilma no governo, o brasileiro ficou o tempo todo sentado nas patinhas de trás;agora, com o o governo do PMDB de Michel Temer, o brasileiro evoluiu: está com um pé atrás.

DESCONSTRUÇÃO
A gangue dos Assassinos de Reputações já está à solta por aí. O PT não monta nem constrói; desmonta e destrói.

PRESTE ATENÇÃO!

Ei você aí, presta atenção! Você aí que está gostando que o PT já não é mais governo, tome muito cuidado, preste muita atenção. A coisa que o PT mais sabe fazer na vida é não ser governo. O PT nunca foi um partido. O PT sempre foi apenas oposição.


MODALIDADE PREFERIDA


Não se assuste é apenas Dilma Vana, em Porto Alegre, fazendo o que mais fez durante o seu tempo de governo.


DUREZA & TERNURA
A OAB está avaliando apelar à Justiça para demitir do governo Michel My Love, ministros que estejam sendo investigados na Lava Jato. Isso é uma coisa, outra coisa é que os tais ministros sob investigação - Henrique Alves, do Turismo e Geddel Vieira Lima, da Secretaria do Governo - juraram inocência para My Love Temer que acreditou. A primeira coisa: é uma raridade a OAB não levar em conta o tão usado e propalado "amplo direito de defesa" que a Ordem sempre defendeu. A segunda coisa: pô esse Michel Temer é mesmo muito abobado, acreditou nos investigados, mesmo sabendo que eles não são delatores premiados. Quer dizer, a OAB endureceu e o Temer não perdeu a ternura.

UM EM CADA TRÊS QUER É ROSETAR
O Instituto Paraná, tão infalível quanto permite a sua margem de lucro para cima ou para baixo, realizou pesquisa que revela: 62,2% dos eleitores não votarão, nem que a Dilma tussa, em candidatos que foram e estejam contra o impeachment. Quer dizer, em cada três pessoas, duas prestaram atenção nos podres do governo que foram postos pra fora durante esse barraco todo no Congresso Nacional. O terceiro eleitor também prestou atenção, mas tá nem aí pro mar de lama. Não se importa que a mula manque, o que é ela quer é rosetar.

NO OLHO DA RUA
Há um frenesi de dar bananas aqui no Planalto Central do Brasil. Nada menos de 23 mil "comissionados" estão de gavetas limpas e computadores zerados à espera do chute bem ali naquele lugar onde as costas perdem o seu digno nome. O que será desse país sem a prestação de serviços dessa gente?!? O pior é que eles vão estar por aí, à solta no olho da rua; prontos para dar o bote na próxima boca-livre.


QG DA RESISTÊNCIA

A partir desta segunda-feira, restam 15 dias exatos para Dilma Vana apresentar sua defesa ao Senado Federal. Mas, enquanto pedala pelas ruas de Porto Alegre - pedalar é a sua especialidade - ela aguarda os arremates na montagem do que chama de seu "QG da Resistência" ao governo Michel My Love Temer. Dilma já sabe que Dunga não vai convocar o Zé Eduardo Cardozo para o gol da Seleção Brasileira: ele não consegue defender o indefensável. Então, em vez de se defender, Dilma Vana prefere atacar.


CPMF UMA PRIVICA!

Tá, muito bonito isso do Zé Serra sair das brumas e meter os cachorros na turma do baixo clero sul-americano. O tucano mandou a pandilha de bolivarianos enfiarem a viola no saco e que não se metam a meter o nariz onde não são chamados.



Deu uma bicada nos fanfarrões da Venezuela, da Bolívia, Equador, Cuba e Nicarágua e mandou que eles fossem trepar num coqueiro pra ver se tinha coquinho.

Entrou de pé direito, o novo ministro das Relações Exteriores.

Mas, isso não acalma os nervos e nem é bom pra tosse, diante da ameaça feita por Henrique Meirelles de trazer a CPMF de volta. Meireles nos enfiou o pé esquerdo nos fundilhos.

Ele que vá se catar e corra até a esquina mais próxima pra ver se a gente ainda está por lá. CPMF uma privica! Quer salvar o Brasil? É só não roubar e não deixar roubar.

Se o ministralhão de Michel My Love insistir muito nessa coisa de recriar e aumentar impostos, a gente manda o Zé Serra dar uma piadinha pro Meirelles, armado com uma taça de vinho. Ele já sabe o que se pode fazer com uma taça de vinho na mão.

DOIS AFASTADOS À LA FHC E PIOR DO QUE TÁ NÃO FICA


E assim é que estamos sustentando, digamos como diria FHC, dois "vagabundos". Dilma Vana e Eduardo Cunha, nos custam os olhos da cara sem trabalhar. Ambos afastados por força da lei e da ordem, dos cargos que mal e porcamente ocupavam, continuam com seus altos salários, vassalagem, guarda-costas, avião, carro, casa, comida, roupa lavada e mordomias que não acabam mais.

E você aí, brigando com seus amigos, por causa dessa politicalha que há 30 anos vem arrombando e deixando arrombar o país.

Já está mais do que na hora de parar com esses desfiles cíclicos de domingo, brandindo bandeirolas e gritando fora isso, fora aquilo. É tempo de aproveitar o embalo de sábados à noite e tomar de assalto - no bom sentido - os partidos políticos.

É hora de entrar para dentro deles, com a sua, a minha, a nossa turma e mudar o quadro social desses antros da democracia zarolha que nos domina e azucrina.

O pulo do gato é escolher a sede mais próxima do partido que pareça o melhorzinho deles, assinar a ficha de um grupo tal e tão numeroso que alcance a maioria e, no primeiro congresso partidário, assumir democraticamente a diretoria e o controle de diretório por diretório.

Até 2018 há tempo para isso. Os candidatos a candidatos continuarão sendo escolhidos pelo partido. A diferença é que os partidos seremos nós. Bom, se isso der muito trabalho, ou se não nos deixarem ser a maioria, então denunciem e batam a porta na cara deles. Ou batam com a cara deles na porta.

RODAPÉ - Tá, delirei. Uma coisa assim demanda esforço, liderança, sentimento de solidariedade e uma séria , árdua e constante dedicação aos ideais de uma verdadeira democracia... Melhor deixar assim, com cada um de nós bancando o Tiririca achando que pior do que tá, não fica.

COMO DANTES
Tirar Dilma Sapiens e botar Michel My Love só muda o jeito de dizer como é que devem ser as coisas que não serão feitas nesse país que os dois jogaram na falência.

CORTANDO A PRÓPRIA CARNE

Esse prometido "todo apoio" à Lava Jato vai valer até que o vice-presidente Michel no exercício da presidência que Dilma nunca exerceu porque Lula não deixou, se dê conta de que vai ter que cortar na própria carne. O aparelho ministerial de Michel My Love tem o dobro de ministros da Dilma Mandioca enrolados na Lava Jato. Prosseguindo a Operação, ele vai conseguir cumprir a promessa de reduzir de fato e na marra, o excesso de ministérios que se amontoam na Esplanada.

ERA UMA VEZ...
No tempo em que o Brás era tesoureiro. Ia tudo muito bem, até que ele se meteu de pato a ganso na política partidária e, mais do que o Caixa-2 ele resolveu investir na própria marca. Ficou rico e poderoso. E aí estão a Petrobrás, Eletrobrás, Supergásbrás, Minasbrás, Energibrás, Escambauaquatrobrás que mentem, mas não nos deixam mentir.


CRÔNICA DA MORTE ANUNCIADA DO PT, OU: REMY GORGA TRADUZIRIA CEM ANOS DE SOLIDÃO



Lula deu início ontem às pompas fúnebres do PT. Num arremedo da estapafúrdia Frente Ampla de Zé Mujica no Uruguai, Lula já articula a criação de um novo partido que substitua o falecido PT, nascido Partido dos Trabalhadores, que ele mesmo ajudou a matar. Ajudou a matar o partido, não os trabalhadores.

Desde o ano passado ele já vem elucubrando essa tal de Frente Ampla de Esquerda que pegaria os frangalhos do PT e juntaria com os cacos do bloco composto pelo que ele chama de intelectuais, juristas, artistas, cuspidores, mamadores da CUT, MST, CTB e movimentos pelegos populares.

Nesta terça-feira 13, meio de maio, na falta do que mais fazer, Lula esteve reunido com um grupelho dessa qualidade. É o que resta para quem anda aos sobressaltos por causa da Vara de Sérgio Moro.

Como sabe que nenhum partido, por nanico que o seja, vai se juntar ao cadáver ambulante do PT, Lula aposta agora todas as fichas no surgimento de uma sigla que prefere chamar de Frente Ampla, para tratar de sua candidatura para 2018.

Está pegando o rebotalho político e social para correr em busca do poder perdido. Com o nascimento dessa Frente Ampla, Lula rabisca a crônica da morte anunciada do PT. Coisa de quem ontem nasceu nu e analfabeto, mas que hoje já consegue andar vestido.



Ah, se o intelectual ativista canhoto colombiano, Gabriel García Marquez vivo estivesse, ao invés de filiar-se a essa Frente que sepulta o PT, condenaria Lula a Cem Anos de Solidão, com direito até quem sabe a mais uma genial tradução do meu bom amigo e velho parceiro Remy Figurelli Gorga, hoje radicado em Quito, coração do Equador.

RODAPÉ - Um dos tradutores preferidos de García Marquez no Brasil, Remy Gorga não traduziu Cem Anos de Solidão. Penso que, no caso dos cem anos para Lula, ele traduziria de bom grado. Remy traduziu para Gabriel García Marques: A Última Viagem do Navio Fantasma; Olhos de Cão Azul; Crônica de Uma Morte Anunciada; Relato de um Náufrago; A Incrível e Triste História da Cândida Erêndia e sua Avó Desalmada; O Outono do Patriarca; Textos Andinos; Um Senhor Muito Velho Com Umas Asas Enormes.

ENGANA QUE EU GOSTO
Dilma Coração estarrecido continua falando para "jornalistas estrangeiros". Disse hoje que está se preparando para voltar. Mas tá feia coisa. Dilma não consegue mais nem sequer enganar a si mesma.

O TIC-TAC DE SEGUNDA

E o Lula té nem aí. Anda se esgueirando de crista baixa, de cima para baixo e vice versa, do avesso e ao contrário. A sexta-feira 13 até aqui foi bem. Se passar, passou. Mas ainda tem o sobressalto do tic-tac do relógio de segunda-feira, antes que o galo cante.

AMARGO RETORNO

Os ministros do Michel My Love tão que tão. Não pararam de dar notícias quase boas o tempo todo dessa sexta-feira 13. Mas o Henrique Meirelles me meteu medo, apareceu na minha TV com cara de CPMF - O Retorno.

O AVESSO DA CASA D'IRENE
Para não ofender a Casa da Mãe Joana, a Casa da Mãe do Badanha, a Casa da Dinda, a Casa Civil da Dilma, melhor é dizer que nos estertores da Era PT, o Palácio Alvorada é o avesso da Casa D'Irene: lá non si canta, non si ride; nessuno canta; nessuno rideva; ninguém ouve Dilma nem Irene dar sua risada.

BRASIL, UM CIRCO DE LADROAGEM E MENTIRA

Para ser curto e grosso: em 13 anos o Governo do PT quebrou o Brasil e enriqueceu o Estado. A máquina estatal é maior que os mais de oito milhões de quilômetros quadrados do território nacional.




Para cada lado, para canto que você olha hoje encontra um aspone do serviço público.

Gente sem concurso, sem qualificação, sem o menor sentido de que servidor público é para servir o público e ao público.

Estavam servindo até agora apenas aos seus amos, senhores e patrões. Em 13 anos e meio, com seu plano desenfreado de poder, os governos Lula e Dilma quebraram o país, arrombando a Petrobras, invadindo os poderes constituídos, negociando dezenas de Angras, Pasadenas, Belos Montes e cocurutos horrorosos.

Sob a capa de uma democracia de gabinete, cheia de gaveteiros, o governo do PT e seus satélites, mentiu e deixou mentir; roubou e deixou roubar.

A Operação Lava Jato quebrou essa carreira de ladroagem e de mentirosos. Daí para o impeachment foi um pulo.




Hoje, primeiro dia de um governo temporário que luta contra o vencimento do prazo de menos de 180 dias, a Lava Jato continua sendo a garantia de que - seja lá com quem for que seja, menos a pandilha que vinha nos enganando e escamoteando - há de estancar essa sangria criminosa que definhou esse país e sua nação a ponto de fazer com que a vida no Brasil esteja pela hora da morte.

Com Dilma degradada e Lula nocauteado, nós ganhamos fôlego, ganhamos tempo até 2018 para encontrar um jeito de escolhermos por nossa própria conta e risco o próximo governante. E que ele não seja nenhum daqueles indicados previamente pelos caciques e morubixabas dos partidos políticos, cavernas de lobos com pele de cordeiro.

Chega de nos obrigarem a escolher um daqueles que eles já escolheram por nós. Chega desse país carregar a vergonha e a humilhação de dizerem que "o brasileiro não sabe votar". O brasileiro não sabe é usar direito os seus direitos. O brasileiro é um elefante, não sabe a força que tem. Se soubesse, não faria papel de palhaço, sua estrela seria outra; já seria dono desse circo.


INDA QUE MAL PERGUNTE...

Agora que é fim de semana; agora que anda mais pra lá do que pra cá; agora que o espírito da depressão do país parece que baixou no corpo de Lula, por que ele não aproveita e dá uma esticadinha com a família no sítio dos amigos, em Atibaia? Pô, afinal ficou podre de rico pra quê?!?

QUEM TRAI SE TRAI A SI MESMO

Quando você trai alguém que confia cega ou interesseiramente em você, você trai a si mesmo, no riso, no abraço, no beijo, no olhar... Mas isso é coisa do velho cancioneiro popular. Na real, você contrai uma culpa que não tem reparação possível, já que depende apenas de você perdoar a si mesmo.

Então é difícil. Você, como ninguém mais, conhece você. E você então deixa pra lá, mas no fundo, no fundo, não esquece e volta e meia se condena.

Hoje Dilma padece a dor do abandono, porque passou a perna no Lula. Tá foi bonito, não é qualquer um que o "apunhala pelas costas", malgrado ele viva se queixando de uma punhalada aqui, outra punhalada ali.




E foi assim, a lâmpada apagou: Lula fez de Dilma um poste iluminado; deu-lhe de mão beijada quatro anos de presidência do Brasil da Silva. Mas, pô, ela bem sabia que era a criatura do criador do Brasil. Brasil, vírgula, Brasil da Silva; Brasil dele, pô!

Mas, eis que o poder pode com qualquer um, desde quando, o Zé Gilberto Moura, curador do Museu Natura, escrevia farmácia com PH.

E foi por isso que Dilma gostou e, em 2010 fincou pé no chão e um punhal nas costas de Lula. Encomendou o replay do seu mandato, mesmo sabendo dos riscos que todo mundo logo ali soubesse que o país, objeto do desejo dos dois, estava quebrado.

Dilma sabia que o seu governo tinha arrombado e deixado arrombar. E sabe lá você, qual a razão mais forte que levou a criatura a devorar o criador? É que Dilma Mulher Sapiens sabia, pela tosse, com que boi estava lavrando.

Dilma Vana, mais do que ninguém, tinha certeza de que se tivesse cumprido o trato e deixado Lula se candidatar em 2010, quando essa roubalheira, esse destrambelhamento todo viesse à tona, como veio mesmo, o agora presidente Lula diria - como é da sua natureza: - Não fui eu; foi Dilma!

E então, você assim como eu e Rita Lee - uns filhos de Deus que não acreditam em nada e até duvidamos da fé - seria convencido de que Lula, o Imortal, chegaria nesta sexta-feira 13, a mais um final infeliz de sua estrambólica carreira de pobre bilionário. Mas chegaria uma vez mais, apunhalado pelas costas.

E Dilma Vana, pobre doidiVana, estaria tão abandonada e triste, como agora, remoendo a incômoda companhia da mesma culpa de não se perdoar pela traição que a corrói agora. Só que seria uma tristeza já bem mais antiga. Essa pedra, até Dolores Duran já cantava.


O PERIGO

Não se enganem, a fortaleza de Michel Temer - um político que dialoga com políticos - pode ser a sua maior fraqueza. E o nosso maior perigo.


LULA, O MANDANTE



Pois, a acabrunhada presença de Lula, abatida e temerosa, acabou tendo uma razão de ser na Serenata do Tchau, Querida ontem no Palácio do Planalto.

Os seguranças do Palácio que entraram nas escaramuças contra os baderneiros que queriam subir a rampa, dizem que Lula foi o mandante das agressões dos mortadelas-pelegos aos jornalistas pés-descalços que cobriam o bota-fora de Dilma.

Lula continua achando que os jornalistas são os grandes culpados pelo impeachment. Quando a baderna começou, Lula já estava longe da triste cena, comme d'habitude.

BRASILEIRO GOSTA DE TER GOVERNO

O brasileiro é um povo que era feliz e não sabia e que, aos poucos, pelo mau exemplo que vinha de cima foi sendo empurrado a viver quase contente nesse esquema de Cone Sul do mundo. E assim é que, deixando de ser feliz, foi ficando metido a esperto. Ainda assim é um povo pra lá de bom.



É um povo que gosta de ter governos fortes.

Mas, ainda não sabe que gosta de ter governos fortes que sejam bons. Bons, bonitos e baratos.

De ontem pra cá, pode ser que a nação brasileira se emprenhe pela figura imponente desse Michel Temer. Ele é o novo presidente.

Aposto que desde criancinha, até pra jogar bola de gude e caçar passarinho, ele sempre teve pose de presidente. E depois de grande também, manteve a linha alto-mandatária, mesmo quando à espreita, atrás de uma porta.

É um sujeito que sempre parece que saiu do banho agorinha mesmo. Tem perpétuo porte impecável e virtuosa pose presidencial. É uma figura impoluta. Mas não basta ser impoluta, tem que ser boa e batuta.

O TROCO DE CUNHA
Pra esse Eduardo Cunha não tem ruim... Ontem mesmo, vislumbrando os novos horizontes do Planalto Central do Brasil para Dilma Coração Abandonado, ele deu o troco para a sua desafeta preferida: "Antes tarde do que nunca!".

A GALERA AGRADECIDA


São tantas emoções... Que comovente aquela despedida de Dilma ontem nos braços do povo. Quanta emoção naquele abraço com a multidão agradecida composta por mais de dois ou quatro ou seis milhões de pessoas - nem a PM e o Datafolha conseguiram contar - pedindo para Dilma ficar. Tão cedo o Brasil e o mundo não viverão tamanha emoção. Pelo menos não, com tanta gente.

SEXTA-FEIRA, 13
Sexta-Feira 13. Primeiro dia da de/cadente Estrela 13. Início de mais um week end da 13ª Vara, sede do Estado da Lava Jato. Prenúncio de uma nova e cabalística segunda-feira de sobressalto para a nação corrompida.

ELES NÃO APRENDEM

Primeira medida do primeiro dia de governo paralelo tem o jeito PT de governar. O partido manda seus filiados se demitirem: "Se Dilma voltar, volta todo mundo". Isso é que é programa de governo. Lula, presidente de honra do PT, Falcão, presidente subalterno do partido e Dilma Vana, presidente afastada da República, não aprenderam nada.

O ELO PERDIDO



Com a economia em pandarecos, especialistas do setor viram os índices econômicos regredirem aos já antigos e velhos tempos de 2011.

Isso quer dizer para eles que os últimos cinco anos de Dilma no poder foram anos perdidos. É como se Dilma fosse goleira do time brasileiro: onde ela pisou não nasceu grama.

Em 2010 quando ela tomou posse, a gasolina custava R$ 2,60 e a cotação do dólar mal chegava a R$ 1,65. Não será agora, relegada a um humilhante segundo plano no Palácio Alvorada, malgrado todas as mordomias e 180 dias para pensar que Dilma Coração Fossilizado vai encontrar o Elo Perdido.



15 de maio de 2016
in sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário