"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de maio de 2016

CUBA E VENEZUELA DENUNCIAM O "GOLPE" QUE CONSEGUIU AFASTAR DILMA



Maduro culpa Obama pelo afastamento de Dilma

















O governo cubano considerou que o afastamento da presidente Dilma Roussef constitui um “artifício” organizado por setores da oligarquia brasileira, apoiada “pela grande imprensa reacionária e pelo imperialismo.” Numa nota enviada às redações, Cuba volta a denunciar o que considera ser um “golpe de estado parlamentar e judicial, disfarçado de legalidade”, que foi preparado “há alguns meses” contra a presidente “legitimamente eleita”, Dilma Roussef.
“Trata-se, na realidade, de um artifício armado por setores da oligarquia desse país, apoiada pela grande imprensa reacionária e pelo imperialismo, com o propósito de reverter o projeto político do Partidos dos Trabalhadores (PT), derrubar o governo legítimo e usurpar o poder que não ganhou com o voto”, lê-se no documento.
IMPERIALISMO
Para as autoridades de Havana, o que ocorreu na quinta-feira no Brasil “é parte de uma contraofensiva reacionária do imperialismo e da oligarquia contra os governos revolucionários e progressistas da América Latina e do Caribe”, o que ameaça a paz e a estabilidade das nações, contrariando o espírito e a letra da Declaração de Zona de Paz na região, assinada em janeiro de 2014 na capital cubana.
“A História demonstra que, quando a direita chega ao governo, não receia desmontar as políticas sociais, beneficiar os ricos, restabelecer o neoliberalismo e aplicar terapias de choque cruéis contra os trabalhadores, mulheres e jovens”, diz o comunicado.
“O povo brasileiro, as forças políticas de esquerda e os combativos movimentos sociais no Brasil recusam o golpe e opõem-se a qualquer tentativa para desmantelar os importantes programas sociais desenvolvidos pelos governos do Partido dos Trabalhadores, com Lula (da Silva, ex-presidente) e Dilma à frente”, defende o governo cubano.
Entre esses programas, destacou, figuram o “Bolsa Família”, “Mais Médicos”, “Minha Casa, Minha Vida”, “Fome Zero”, iniciativas que, segundo o governo de Cuba, “mudaram a vida de milhões de pessoas”
“Dilma, Lula, o Partido dos Trabalhadores e o povo brasileiro contarão sempre com toda a solidariedade de Cuba”, concluiu o comunicado.
VENEZUELA REPUDIA
A Venezuela expressou seu “repúdio categórico” ao que considera um “golpe de Estado parlamentar no Brasil que, mediante farsas jurídicas das cúpulas oligárquicas e forças imperiais, pretendem derrubar a presidenta Dilma Rousseff” – segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
O governo do presidente chavista Nicolás Maduro, aliado político de Dilma, afirmou que se está “substituindo a soberania popular, pondo em risco a Constituição e a democracia”.
Para a Chancelaria venezuelana, o afastamento da presidente brasileira de seu cargo é “um ataque motivado pela vingança daqueles que perderam as eleições e são incapazes de chegar ao poder político por outra via que não a força”.
ACERVO MORAL
O comunicado acrescenta que Dilma conta com “o acervo moral, a dignidade e a histórica capacidade de luta” para ser “garantia para a democracia, as conquistas sociais do povo brasileiro e a unidade ‘nuestroamericana'”.
Afirma, ainda, que o suposto golpe contra Dilma foi planejado desde que ela chegou ao poder, com ações como “a sabotagem, a desinformação e a mentira”, que incluíram “o extremo de pretender impedir a realização de eventos esportivos de grande transcendência mundial no Brasil, com o propósito de desprestigiar o governo e suas autoridades”.
CULPA É DE OBAMA
A Venezuela também faz um apelo “aos povos do mundo” a se prepararem para “a defesa da democracia, da presidenta Dilma Rousseff e dos processos de unidade e de integração entre nossos países”. Nesta quinta à noite, Maduro prometeu tomar medidas para impedir que a oposição atente contra seu governo, ao rejeitar o “golpe de Estado” contra Dilma.
Maduro acusou o presidente americano, Barack Obama, de estar “por trás do golpe” no Brasil e de tentar “acabar com as correntes progressistas na América Latina”.

15 de maio de 2016
Deu no Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário