"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de abril de 2016

DESAFIO DE TEMER AGORA É EVITAR CASSAÇÃO NA JUSTIÇA ELEITORAL



Se Temer for cassado, haverá novas eleições para presidente

















Diante das revelações de que dinheiro de propina teria sido repassado pela Andrade Gutierrez à campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014, o vice-presidente Michel Temer investirá na tese da separação da responsabilidade sobre as contas da campanha presidencial do PT e do PMDB. Em conversas com seus advogados e políticos em São Paulo na quinta-feira, Temer avaliou que o conteúdo da delação premiada de Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, fortalece a tese do impeachment por mostrar que os problemas da campanha estariam restritos à presidente.
— No que diz respeito a Michel Temer, temos absoluta tranquilidade, porque tudo que foi recebido está na prestação de contas que já foi aprovada. O impacto dessas revelações é imediato, e o que está na ordem do dia é a votação do impeachment. Tudo que vier nessa delação e tenha, por óbvio, comprovação, ou tenda a levar à conclusão de que tem fundo de verdade, tem impacto no processo de impeachment — disse o vice-presidente do PMDB, Eliseu Padilha.
UMA NOVA DEFESA
Segundo aliados de Temer, os caminhos para a tese da separação das responsabilidades foram apresentados de forma superficial na defesa prévia já entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ideia é propor ao tribunal a separação após a instrução do processo, antes do julgamento do mérito da acusação.
Mesmo que o TSE não aceite imediatamente a tese, a defesa de Temer pretende insistir na separação. Já se fala em recurso ao Supremo Tribunal Federal. Em novembro, o ministro do STF Gilmar Mendes disse que não há precedentes em decisões na Corte que tenham permitido tirar somente o mandato de um cabeça de chapa e não de seu vice,
CONTAS SEPARADAS
— As contas já são separadas, Temer movimentou um recurso e Dilma outro. Vamos propor a separação da responsabilidade. Não há nenhuma acusação contra ele de que tenha usado recursos de fontes ilegais. Se há irregularidades nos gastos de campanha, é possível separar e identificar — diz um auxiliar de Temer.
Caso Dilma sofra impeachment, Temer poderá herdar as ações que pedem a cassação da chapa. Os ministros já concluíram, nos bastidores, que os processos devem continuar abertos. A única possibilidade de extinção dos processos seria uma recomendação expressa do Ministério Público Eleitoral.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Se Temer for cassado, e isto é bastante provável, haverá novas eleições para presidente. Diretas, se a cassação ocorre ainda este ano, ou indiretas, como na eleição de Tancredo em 1985, se a cassação acontecer após o próximo dia 31 de dezembro. (C.N.)

09 de abril de 2016
Júnia Gama
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário