"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 3 de outubro de 2015

A REDE É MAIS UM PARTIDO SEM DEFINIÇÃO IDEOLÓGICA



Marina Silva, ao dizer que a Rede Sustentabilidade não é de direita nem de esquerda, define bem o vazio de idéias dela e de seus seguidores. Partido político, necessariamente, tem de tomar uma posição: ou é de direita ou é de esquerda. Alguns ainda forçam a barra para falar em centro-direita e centro-esquerda, mas, na verdade, não tem como existir um partido de centro, isto é, em cima do muro. Partido político não pode ser neutro, não tem cabimento. Quem tem obrigação de ser neutro é o Judiciário.
As frases de Marina chegam a ser hilárias, quando diz que seu partido não é “nem direita, nem esquerda, estamos à frente”. À frente de quê ? À frente tanto da direita quanto da esquerda, e ao mesmo tempo neutro?!
Tem mais: “Nosso objetivo não é ser de oposição pela oposição, nem de situação pela situação”, diz a ex-senadora. Tem algum cabimento um partido político, com a crise institucional e política que assola o país, não ser de oposição nem de situação?
Estas frases de Marina irão para o Febeapá (Festival de Besteiras que Assola o País, criado pelo jornalista Sérgio Porto). Marina fala como nós brincávamos quando crianças, sobre pessoas que ficam em cima do muro.
Por exemplo, perguntada sobre socialismo, ela diria “não sou contra nem a favor, muito antes pelo contrário”. Perguntada sobre o capitalismo ela diria “não sou contra nem a favor, muito antes pelo contrário”.
Bela porcaria será esta rede de Marina!
###

É PRECISO SE DEFINIR
Nélio Jacob
Partidos políticos precisam ter uma posição, um ideal. Fora isso são apenas partidos oportunistas como tantos outros.
A dona Marina só tem o meio ambiente na cabeça, o resto é perfumaria. É outra inexperiente. Se eleita Presidente, seria mais ou menos igual a Dilma. A maioria que saiu do PT carrega o ranço desse partido. O PSOL, por exemplo, considera-se diferentes, não se mistura com os demais, é contra a situação e contra a oposição, me lembra muito o PT antes de ser governo.
Precisamos de partidos e de líderes bem definidos.

03 de outubro de 2015
Ednei Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário