"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO 2

                                    OS VELHOS TEMPOS DE HOJE

Um governo que, há 12 anos, pula de mais de uma centena de escândalos que abalaram o organismo público para um Mensalão, salta logo para o Petrolão e já está com um pé no Brasileirão, é um governo que levou o crime organizado a sair das ruas para entrar e se acomodar no Estado. E então agora, vou trazer para cá, uma história que contei já há mais de dez anos. É que os velhos tempos são os tempos de hoje.


E LA NAVE VA

Lá pelos anos 40/50 do século passado, um certo dia, cansado de ser chantageado e de pagar propina ao poder constituído, Don Corleone - il capo de tutti capi - tomou uma decisão que instituiu a relação do crime com o governo que foi adotada pelos países mais corruptos do mundo. Chamou seus mafiosos e disse:

- Chega de corromper deputados, senadores, juízes, promotores, sindicatos, governantes... Basta!

Houve um momento de certa perplexidade. Mas o Chefe logo explicou e justificou os novos tempos:

Agora, nós também seremos deputados, senadores, juízes, promotores, donos de sindicatos e governantes.

Dito e feito. De lá para cá, o crime infiltrou-se nos poderes constituídos, nos organismos públicos e suas circunstâncias, onde se encontra até hoje gozando a maior dolce vita. 
 
O sistema contaminou gerações e atravessou fronteiras. Chegou ao Brasil e logo infiltrou o espírito da Máfia no corpo do Estado. E la nave va.  
RODAPÉ - Lá na Itália se deu o episódio da Operação Mãos Limpas. Aqui, já começou a acontecer a Operação Lava-Jato.

 
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DE DILMA ABRIU
CONSULTA SOBRE GOVERNANÇA DA INTERNET

O governo Dilma-2 começou com a corda toda neste segundo dia de trabalho do ano de 2015. Abriu hoje consulta pública para regulamentar o Marco Civil da Internet.

Esse golpe para cima da liberdade de expressão teve impulso em abril do ano passado quando, por inspiração de Lula e sua comandita, o Congresso sancionou o projeto do Marco Civil.

Hoje, por determinação de Zé Eduardo Cardozo, ministro da Justiça de Dilma, foi aberta uma página na internet, na qual "os interessados" podem fazer sugestões sobre o tema que interessa mais ao governo do que fazer o que tem que ser feito em matéria de segurança pública, sistema carcerário, violência urbana e outros deveres essenciais do Ministério da Justiça.

As sugestões podem ser feitas até o dia 27 de fevereiro. A alegação para essa tramoia que encaminha a livre expressão para a "governança da internet" é que as sugestões servirão de base para o decreto presidencial que vai tratar da censura que eles chamam de "regulamentação".

Tomara que essa corda toda seja suficiente para inaugurar a pena de enforcamento de governantes tiranos e políticos corruptos.

Se você, no entanto, está pensando em participar dessa empulhação, lembre-se: não pergunte jamais o que esse governo pode fazer por você... Não esqueça nunca do risco de tudo quanto esse governo pode fazer com você.

RODAPÉ - O governo quer porque quer exercer a "governança da internet" - imagina, não governa nem a Petrobras! - por que não consegue comprar nem patrocinar a opinião dos internautas. A internet é o resgate da liberdade de credo, pensamento e expressão, justamente por que não tem patrões, ao contrário da comunicação convencional que tem no governo o seu maior, mais poderoso e desprezível anunciante.

 


NÃO DEMORA NADA A
MINHA CASA, MINHA VIDA CAI

Mal e mal procurou um pouquinho, porque já não dava pra segurar, e a Petrobras encontrou o que chama de "ativos supervaliados" em R$ 88,6 bilhões. 
Sabe o que eles querem dizer com "ativos"? Pois ativos, são negócios, negócios bons pra uns e péssimos para a Petrobras. 
E sabe lá você o que é que os súditos de dona Graça Poster querem dizer com "superavaliados"? Querem dizer cambalacho, preço arrombado, cofre estourado. 
Dito isso e para que não reste a menor dúvida, saiba que isso está anunciado só sobre aquilo que foi citado até agora na Operação Lava-Jato. A Petrobras é o Vasco e o resto é o resto. Isso é só para o mexe-mexe relativo ao campeonato do terceiro trimestre do glorioso ano passado. 
A coisa toda está explicada na mais popular linguagem de enrolando-o-lero de qualquer vestiário, a páginas tantas do Regimento Interno da estatal, editado na noite desta terça-feira para quarta-feira surpreendentemente primaveril.
É ali que a Petrobras confessa em economês fajuto que “os aspectos relacionados à necessidade de correção dos valores de determinados ativos imobilizados, a impraticabilidade de quantificar o valor exato a ser corrigido e a avaliação de duas abordagens alternativas consideradas pela Companhia em substituição à mensuração impraticável destes valores.”. Morô, meu? Nem eu. Quer dizer, manjei.

É que a Petrobras não perde a vergonha e nem o fio da meada. É que a primeira destas abordagens seria, vejam só, a “aplicação do percentual médio de 3% de pagamentos indevidos, apontado no depoimento do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto da Costa à Justiça Federal em 08 de outubro de 2014.”. 
E ainda completa com estilo que “o efeito potencial desta abordagem seria de uma perda estimada de 4,6 bilhões de reais” — ou seja lá o que Deus quiser, só o valor das propinas. Só a propina, minhas queridas e meus queridos. Estou "estarrecido".
Mas a Petrobras, não. E por isso até é que ela explica, mas não justifica: “Essa abordagem não foi adotada porque os depoimentos não proporcionam, até o momento, detalhes suficientes em relação a pagamentos específicos que sustentem um lançamento nos livros e registros da Companhia,”. 
Epa, como assim?!? Vai ser bom, não foi - disse agora, lépida e faceira, a coelhinha da estatal.
E já pulou a cerca para a segunda abordagem, onde o que se discute é a “avaliação contratada pela Petrobras para calcular o valor justo de determinados ativos.”
Nesta ato explícito, a turminha braba diz na maior coelhagem que "a Companhia procedeu a avaliação econômica de determinados ativos pelo 'Valor Justo', de acordo com o CPC 46 parágrafo 9, recorrendo a consultoria externa. Para tal foram contratadas duas firmas globais reconhecidas internacionalmente como avaliadores independentes.”. 
E vá a gente agora saber o que é CPC 46 parágrafo 9 do cacete a quatro! Fazem isso de propósito. Só para tripudiar: - Sabe o que é CPC? Ora, então vai pra PQP!
Seguinte, minhas querida e meus queridos, estou estarrecido, mas em verdade lhes digo: a Petrobras não é de confiança. Não sabe o que roubaram e nem quanto roubaram os caras que meteram a mão pra burro por lá. 
Mas, sabem perfeitamente que a roubalheira começou quando o Lula era presidento da República e a Dilma president@ do Conselhão. Isso eles todos sabem, mas até agora não disseram. O Cerveró quase começou a dizer ontem, mas deu pra trás. 
Ele não tem a menor vocação para Celso Daniel e nem o Sérgio Moro taí pra se prestar ao papel do argentino Alberto Siman.  Uma coisa é certa, não demora nada, a casa cai. Ou não.
 


MORRE SUZANA, FILHA MAIS VELHA
DE VINÍCIUS DE MORAES
Reprodução/Arq.Julia de Moraes

Morreu ontem (27) no Rio, a atriz e cineasta Suzana de Moraes, de 74 anos, filha mais velha do poeta Vinicius de Moraes. Ela sofria de câncer no endométrio e estava internada desde o último dia 5, na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Suzana de Moraes era casada com a cantora Adriana Calcagnoto há mais de 25 anos. Este, porém, não foi o único grande feito de sua bem-sucedida vida de artista. Dentre muitas obras, Em 2005,  a cineasta produziu o documentário cinebiográfico Vinicius, dirigido por Miguel Faria Jr. Como atriz, atuou em dez filmes, entre eles Garota de Ipanema (1967), de Leon Hirzsmann, e Perfume de Gardênia (1992), de Guilherme de Almeida Prado.


 O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai denunciar em bloco os políticos jato-lavados ao Supremo Tribunal Federal. Como a maioria esmagadora é de animais sociais governistas, a coisa não vai se parar tão feia como o diabo quer pintar. Só um detalhezinho de somenos importância para a Corte de Lewandowski: na verdade, não é em bloco que Rodrigo Janot vai denunciar essa politicalha; é em bando.

SEM VERGONHA

Sem vergonha nenhuma, sem pejo algum, a Petrobras até que enfim publicou nesta madrugada de quarta-feira cinzenta o tal balanço financeiro do terceiro trimestre do ano passado. E adivinhe só: não foram consideradas as baixas contábeis provocadas pela corrupção.

O documento não tem a aprovação da auditoria PricewaterhouseCoopers (PwC). O ínclito Conselho de Administração da Casa de Graça Poster não chegou a uma conclusão e nem soube como separar as perdas causadas por desvios em projetos ineficientes e obras atrasadas por motivo de força maior, tipo assim chuvas e trovoadas.

Quer dizer, o Conselhão não conseguiu, uma vez mais, "ler direito" o documento - como de hábito Dilma Vana também não lia. E assim é que a Petrobras, outra vez, empurra com a barriga fazendo "contas de chegar".

Sem vergonha nenhuma de fazer papel de boba, a Petrobras hoje é a cara de Maria das Graças Poster. Para gáudio de Dilma Vana que a esta altura do campeonato já telefonou para a boa amiga e sua idal@: "Tamo junto nessa, companheira!". 
   
RACISMO NA SUB-20
 
O atacante brasileiro sub-20, Marcos Guilherme, de ter sofrido buyiling na partida contra o Uruguai pela Copa Sul-Americana do sub-futebol aqui do Cone Sul do mundo.

Ele se queixou de racismo; disse que foi chamado de “macaco” pelo seu marcador durante o tempo todo de jogo.
Esse já começou mal a sub-carreira. Bastava ter feito uns dois ou três gols no time deles e ofendido o cara chamando-o de uruguaio. Ou então, dizer para ele o que a gente dizia no meu tempo: - Te pego na saída.
RODAPÉ – No futebol, xingar a mãe do juiz; chamar o cara de corno, ladrão e sem-vergonha, pode; o que não pode é ser elogiado de macaco.

ZÉ DIRCEU NA LAVA-JATO É
TRAMA CONTRA "VOLTA LULA"
Ao invés de Desconstrutores de Reputações, surgem os Formadores de Biografias.

Gilberto Carvalho, hoje conselheiro de um desses serviços sociais da indústria ou do Comércio, ou de ambos até, se sentiu ultrajado com as notícias do envolvimento de Zé Dirceu com a fase mais recente da Operação Lava-Jato. 
E saltou de banda, dizendo - sem que ninguém lhe perguntasse - que as acusações contra Dirceu seriam "uma tentativa da oposição de criminalizar o partido e impedir a volta de Lula em 2018". 
O eterno penduricalho de Lula, disse mais: "Não vamos subestimar a capacidade deles para nos criminalizar, nos identificar com o roubo, para nos chamar de ladrão, para tentar impingir em nós uma separação definitiva em relação à classe média, para tentar nos isolar e inviabilizar em 2018 a candidatura do Lula, seja politicamente, seja judicialmente".
E assim é que você já fica sabendo que surge no mercado da lambança política a figura dos "Formadores de Biografias", no lugar dos mal-amados e contumazes "Desconstrutores de Reputações".
AH, BOM. ENTÃO VEJAMOS...

Quem é Gilberto Carvalho, além de um porta-recados de luxo da pandilha que se apropriou do país?

Ora, pois... Ninguém mais nem menos do que um filósofo contemporâneo com licenciatura emitida pela Universidade do Paraná. Ele saltitou pelos bancos de um curso de teologia, na PUC do mesmo Paraná e até aí, tudo bem.

Depois foi se especializar em gerenciamento público em academias da Venezuela e do México, dois enormes desastres em termos mundiais de gestão pública.

Gilberto Carvalho se meteu por um tempo numa Pastoral Operária, ligada à Teologia da Libertação, ou coisa parecida. Desse trampolim saltou para o Partido dos Trabalhadores que você já se acostumou a ouvir chamarem de PT.

Daí para exercer cargos e funções na Prefeitura de Santo André, foi um pulo. E com tal agilidade que a todos pareceu um pulo de gato. Dessa trincheira então, ele pulou para a chefia de gabinete da primeira campanha exitosa de Lula à Presidência da República.

De lá pra cá, sem interrupções nem pestanejos, ele foi sempre e continuou sendo assessor e conselheiro de Lula, mesmo quando virou olheiro do gabinete presidencial Dilma-1, até ser chutado por Dilma-2 Vana Coração Valente & Insensível que agora o trocou por Miguel Rossetto.

SONHO IMPOSSÍVEL

Seu sonho sempre foi ser o Golbery da Democracia da Silva. Jamais, no entanto, mas, porém, todavia e contudo teve brilho bastante para poder lustrar os sapatos do Bruxo da Redentora.

Nos tempos amargos da prefeitura de Santo André, ele foi acusado pelos irmãos de Celso Daniel, o prefeito petista que "se suicidou" com requintes de tortura e com diversos tiros dados à queima-roupa no próprio corpo, de participar do esquema de coleta de propina no ABC Paulista.

Deve ter adquirido o mau hábito nos seus tempos de coroinha, quando via a insólita e singela bandeja correr de mão em mãos por entre as naves dos templos, enchendo-se de óbulos e dádivas.

O MALA

Os irmãos de Celso Daniel garantiram à Polícia e à Justiça que "Carvalho chegou a confessar que certa vez levou no seu Chevrolet Corsa preto uma mala com 1,2 milhões de reais para o então presidente do PT, Zé Dirceu".

Caraca! Eu só perdi meu tempo com essa figura ignominiosa, para ver se mostro aos menos avisados com quem é que a gente está lidando; a quem é que a gente está enriquecendo com os nossos impostos. Só por isso.

Mas que o enredo desse mala sem-alça me enrolou o estômago, ah isso sim. Enrolou mesmo. Sabem, me senti na pele deles; um legítimo desconstrutor. Mas, não inventei nada. Assim mesmo, licencinha, perdoem se me demorar um pouco. Vou regurgitar.

RODAPÉ - É o que eu sempre digo pra vocês: mal pior que os malfeitores nos causam é que eles acabam passando para nós o que há de pior nos seus espíritos. Ainda bem que é por pouco tempo. Isso não dura mais que Um instante de indignação e revolta.

 


A ANTIGA MUSA CANTA
Marta está de mal. E não vai fazer as pazes...

Ninguém precisa gostar de Marta. Acho até que ninguém deve. Mas, que ela agora está muito melhor na oposição do que sempre esteve no PT desde sua fundação. Ah que tá, tá!

Está melhor na oposição até mesmo que os serras e aécios que andam por aí há anos e anos penados e postos fora. Desse jeito, Marta vai ser prefeita de São Paulo, doa a quem doer.

Ela está metendo os cachorros em Lula e Dilma e companheiros sócios do sindicato da mesma dor.

E a antiga musa está cantando agora tudo o que os oposicionistas só cantam depois que os jornais e as revistas semanais publicam.

Marta cantou, neste fim de semana, num artigo no jornal Folha de S.Paulo que “se tivesse havido transparência na condução da economia no governo Dilma, dificilmente a presidente teria aprofundado os erros que nos trouxeram a esta situação de descalabro”. 

O artigo de Marta é duro e tem o título de "O Diretor Sumiu". Faltou o cabeçalho começar com "Apertem os Cintos"...
Pô, gente! Marta acabou de dizer que Dilma não é calabresa; é um descalabro. Marta cantou a pedra que Dilma é vidraça, mas não é transparente e que o seu governo é tão ruim quanto o duplo governo do seu antecessor. 
E ela fala com a autoridade de quem, como fundadora do partido, conhece o PT por dentro e por fora. É quase uma delatora premiada. Então por isso, ela quase merece crédito. Mais crédito do que aqueles que vão jogar pedra na Geni.

A velha musa meteu bronca: “Nada foi explicado ao povo brasileiro, que já sente e sofre as consequências e acompanha atônito um estado de total ausência de transparência, absoluta incoerência entre a fala e o fazer, o que leva à falta de credibilidade e confiança".
E como se fosse um novo valor mais alto que se alevanta, a antiga musa ainda cantou: "É o que o mercado tem vivido e, por isso, não investe. O empresariado percebe a situação e começa a desempregar. O povo, que não é bobo, desconfia e gasta menos para ver se entende para onde vai o Brasil e seu futuro.” 
E o bom disso tudo é que a banda dos matadores de reputações vai vir com tudo para cima da antiga musa que pode mesmo virar Geni, porque até hoje não perdoa Lula por tê-la chamado de velha e, com um pé nos fundilhos, tê-la trocado pelo "novo" Fernando HahaHaddad. Mas, Marta aguenta. Nessas horas a antiga musa canta, relaxa e goza.
Marta está de mal. E não vai fazer as pazes nem que a vaca tussa!

 E hoje então se dá no Palácio a primeira reunião de trabalho do governo seminovo de Dilma-2 com seus 39 ministros, todos filhos da pauta estabelecida pela dona da Casa. Quem quiser saber alguma coisa sobre corrupção na Pedtrobras, ou como foi mesmo a negociata da Refinaria de Pasadena, sairá do encontro devidamente desempregado. Depois dessa reunião, o Brasil nunca mais será o mesmo.

TCU APARELHADO

Esse Aroldo Cedraz, feito por Dilma presidente do TCU, um organismo para vigiar e controlar as contas da Presidência e suas circunstâncias, não demorou nada para transformar o tribunal que era da União, em Tribunal de Contas do Governo.

Antes que 2014 terminasse, no dia 29 de dezembro, ele golpeou o art. 39 do regimento interno que impede a atuação de ministros daquele tribunal em processos de interesse próprio, de cônjuge, de parente consanguíneo, similares e genéricos.

Advogou em causa própria. É que seu filho Tiago, advogado serelepe e bem provido de clientes é um dos citados na Operação Lava-Jato.

Tiago Cedraz tem interesses, enormes interesses profissionais no caso da Refinaria de Pasadena e na Refinaria de San Lorenzo, na província de Santa Fé, na Argentina. Imagine só o que Cedraz não fará daqui para frente com relação às contas de Dilma-2, sua fada protetora. Tá tudo aparelhado.
FERA FERIDA

O PSB está de olho no olho gordo da velha musa Marta pra cima da Prefeitura de São Paulo. Acha que, com ela, pode se dar bem na próxima eleição. A sigla deve ser o próximo domicílio eleitoral da fera ferida do PT. Mas até lá, o bloco de assassinos de reputações vai colocar muitas pedras e alguns dossiês no seu caminho.

BALA PERDIDA

 Nada menos de 14 pessoas foram atingidas por balas perdidas nos últimos dez dias no Rio de Janeiro. Isso já não é mais bala perdida; é balação premiada. Aquele gaúcho lá, que manda na Secretaria de Segurança já deveria estar sendo processado, responsabilizado pelas vítimas do seu criminoso projeto bala com bala, a tal Polícia de Pacificação. Nunca antes na história do Rio de Janeiro morreu tanta gente em tiroteio, quanto agora nessa loucura de combater a violência com violência.

ALVARÁS PÓS-KISS

 Faz dois anos que 242 pessoas morreram no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria da Boca do Monte, no Rio Grande do Sul. Ninguém foi condenado até agora. E o pior de tudo é que a pandilha dos alvarás de funcionamento continua agindo livre, leve, solta e com muito maior desenvoltura. Agora o torniquete é mais requintado. A dificuldade é a porta da facilidade. Tente abrir uma casa de espetáculos no Rio Grande, ou um barzinho com música ambiente... Você vai ver o que é bom pra tosse de cantores e artistas.

SINCERIDADE

 Fidel Castro saiu do coma e desabafou: "Não confio nos Estados Unidos!". Bom, pelo menos dessa vez, Fidel não precisou falar horas mortas para dizer o que pensa. E foi sincero, talvez pela primeira vez na vida. E, a considerar-se seu estado atlético, foi sincero pela primeira e uma das últimas vezes.
Desses companheiros bons e batutas da Petrobras e do governo não se pode esperar nada, inclusive tudo. Agora o advogado de Cerveró deu uma de Cristina Kirchner.

 Pediu para retirar da Justiça o pedido que ele havia pedido para intimar Dilma Vana como testemunha. Deixou o Cerveró com cara de La Kirchner. Isso é plágio.

Agora, só quem vai ficar no pedido de intimação como testemunha é Sérgio Gabrielli e a outra patota toda que já estava na petição.

De qualquer maneira, os homens de boa vontade desse país tropical ainda continuam perguntando: "Ué, e Dilma não era a presidenta do Conselhão?!".

Pelo sim, pelo não, ela continua sendo a aquela que não resta a menor dúvida daqueles bons tempos de leituras mal-feitas em contratos de bilhões de reais.

Uma coisa é mais do que certa - todo mundo sabe disso - Sérgio Gabrielli vai na marra e coisa e tal, mas vai chegar na barra do tribunal e vai dizer que não é testemunha nem de Jeová.
E aí se complica, pois ele já disse antes que "Dilma não pode fugir de suas responsabilidades no caso de Pasadena".

Com a pergunta ele justificava à imprensa curiosa, Cerveró ter indicado a president@ Dilma Vana como testemunha no processo em que Cerveró é acusado de ter recebido propina e lavado dinheiro para fechar o negócio da Refinaria de Pasadena. 
O pedido foi protocolado nesta segunda-feira. Como em qualquer ação penal, todo depoimento proposto pela defesa de um acusado precisa ser aceito pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato, para ser realizado. 
Cerveró - segundo o delator premiado Paulo Alberto Costa - recebeu suborno para a realização da negociata. Pasadena deu prejuízo superior a 1 bilhão de reais para a Petrobras.
O advogado Edson Ribeiro, que defende Cerveró, quer mudar o foco das acusações contra o seu cliente e responsabilizar o conselho de administração da petrolífera, presidido na época por Dilma. 
Ele diz que não vai dar moleza à president@, caso a Vara de Moro endureça e aceite a proposta: "Não vou adiantar as perguntas que faremos". 
Na petição entregue nesta segunda-feira à Justiça, a defesa de Cerveró também pede que seja intimado o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli como testemunha de defesa na ação penal que trata do suborno na compra de sondas. 
E solicita também os depoimentos de João Carlos de Lucca, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), de Álvaro Teixeira, do IBP, de Hercules Tadeu Ferreira da Silva, ex-diretor da Petrobras Angola, de Luiz Carlos de Lemos Costamilan, ex-funcionário da Petrobras e conselheiro de administração da Queiroz Galvão, de Eloy Fernandez y Fernandez, presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), e do consultor Ricardo Mucci.
E então ficamos assim... Dilma pode até ser poupada pelo juiz Sérgio Moro, mas Cerveró já deu o recado para Dilma, então presidente do Conselhão e para Lula que era o presidente da República na época da negociata de que não vai dançar sozinho essa contradança. Ele vai bancar o arroz de festa; vai tirar todo mundo pra dançar.


A Lava-Jato está chegando na África. Lá, o bunga-bunga da Petrobras foi ao som dos tambores africanos. 
E adivinhe aí você, qual foi o eco mais retumbante ouvido pelas savanas nos anos dourados da caça ao tesouro escondido no fundo do poço? 
Ora, pois, decerto muito mais que o ribombar dos tambores africanos, o som que até hoje ficou pairado no ar das Áfricas foi o rugido roufenho do encantador de leões e do nem sempre temível Leão da Receita. 
O ruído mais ressonante foi o som gutural do filho preferido dos deuses brasileiros para assuntos de bunga-bunga. 
Foram tantos os safáris; tantas, tantas emoções... 
Certa feita, conta a história da paixão de um homem pelo Nobel da Paz, três grandes empreiteiras contrataram o maior palestrante da Terra, para cuidar do povo desvalido que sofre as agruras de viver em Gana, Benin, Guiné Equatorial e Nigéria. 
Isso não faz lá muito tempo, eis que a aventura se deu em março de 2013, quando o notável orador foi contratado pelas construtoras Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Odebrecht para uma aventura na África inóspita e fazer palestras para mitigar o sofrimento daquele povaréu desvalido, pobre, fraco e oprimido.
Por acaso, as três empreiteiras têm histórico de doações eleitorais para as campanhas presidenciais de quem já goza o poder e, também por mera casualidade, as três empresas são as que mais executam obras do governo federal. Não é por acaso, no entanto, que hoje elas estão enroladas até o pescoço na Operação Lava-Jato.
O grande orador, com doutorado em honoráveis causas próprias, ficou daquela feita, seis dias por lá. Flanando e parlando, parlando, parlando, até que se deu bem e de braçada.
Durante aquela que foi só mais uma de suas estadas pelo continente africano, o paladino da justiça e do bem-estar fez duas palestras custeadas por empreiteiras: a primeira foi em Gana, com patrocínio conjunto da Odebrecht e Queiroz Galvão. 
A segunda conversa fiada, teve a égide da Andrade Gutierrez que doou para a campanha presidencial de 2006 mais de R$ 2 milhões para o contador de histórias ganhar o bicampeonato.
E assim foi que o paladino foi falando para as plateias africanas sobre como a experiência do Brasil no combate à pobreza ajudou a desenvolver a economia e o que isso teria a ver com a relação Brasil-África. Só para que se saiba hoje por anda pisando a turma da Lava-Jato, diga-se que está na trilha dos federais uma armadilha que tem as digitais das três empreiteiras na campanha de 2010 que elegeu a criatura do criador, contador de casos e salvador de pátrias. 
Naquela data querida, a Queiroz Galvão doou para o poste iluminado do grande orador R$ 9,38 milhões; a Andrade Gutierrez entrou com nada menos do que R$ 15,7 milhões e a Odebrecht com miseráveis R$ 2,4 milhões.
As palestras daquele março quente na África foram feitas para convidados das empresas. E, além do cachê até hoje desconhecido, os desinteressados patrocinadores pagaram o transporte e a hospedagem. 
 
Os pagamentos foram feitos à LILS, empresa aberta pelo próprio bwana palestrante justamente para que ele possa receber pelas palestras.
E então, minhas queridas e meus queridos, não fiquem estarrecidos - como hoje acontece nos palácios republicanos - porque ainda há muito para ser descoberto e contado pelos operadores da Lava-Jato que já estão com o pé na África. 
E não é por nada que este safári investigativo já anda pisando em cima de cada pegada deixada pela trilha que, a cada dia que passa, fica mais perigosa para o aventureiros que salvaram a democracia no Brasil e que agora querem salvar a África. 
A missão desse novo descobridor do continente africano é meritória. E por isso mesmo, por meritória, merece um alto preço. Vai custar caro a muita gente boa. Boa de papo; boa de passar a conversa em meio mundo. Mais, mais... Em todo mundo. 
Ah e se quiserem saber: procurando na Tanzânia, na Namíbia, no Quênia, também vão achar

 ELE CANSOU


 Sobe o preço de tudo nas feiras e supermercados. E a culpa é de São Pedro que anda meio sem mira e errando os lugares onde faz chover aqui nesse Brasil da Silva. O estranho é que nos outros países, ele não erra a pontaria. Vai ver que ele está obedecendo a Deus que cansou de ser brasileiro.

OPORTUNIDADE RARA

 Nesta terça-feira gorda, Dilma Coração Ambivalente & Ambíguo estará reunida em Palácio com seus 39 formidáveis ministros. Quase a metade deles deve aproveitar ao máximo tamanha oportunidade e tão notável ocasião. Pode ser que esta seja a primeira e última vez que estarão cara a cara com Dilma Vana neste governo que só amanhã, 27 de janeiro, estará oficialmente começando.

MICO, QUE MICO?!?


 Dilma Vana é bobinha mas não é trouxa. Foi à posse de Evo na Bolívia, mas não foi à Suíça. E foi com esse jogo de cintura dura que ela evitou de pagar o mico que a comitiva brasileira pagou no Fórum Econômico Mundial em Davos tendo que responder sobre a roubalheira na Petrobras. Na verdade, um cuidado tolo, já que os brasileiros que lá estavam não tiveram vergonha nenhuma quando aceitaram participar de um governo como esse.

MUNDO ANIMAL


 Nesta sábado,uma senhora de 83 anos de idade, foi morta por um enxame de abelhas. Ela foi atacada em pleno Plano Piloto, Asa Norte, uma das áreas nobres da moderna Brasília e um dos metros quadrados mais caros do mundo. Ninguém se importou até agora em saber de onde saiu tanta abelha e nem quem seria o dono do apiário que perdeu a chave das colmeias. Ah, se fosse um pitbull... Mas não se apoquente, qualquer dia será.

MISS UNIVERSO

 Paulina Vega, da Colômbia, foi eleita Miss Universo, neste fim de semana. A brasileira não ficou sequer entre as 10 finalistas. O Brasil ainda vai aprender que não adianta jogar com cartas marcadas. O concurso aqui no Brasil é uma espécie festiva de CPI. Todo mundo conhece o resultado antes mesmo do fim do espetáculo.
 


TORNEIO DE VERÃO EM MANAUS

Para quebrar o tédio dessa temporada de férias futebolísticas e como o futebol brasileiro evoluiu muito depois da Copas das Copas, inventaram um triangular para ocupar o estádio de Manaus que andava às moscas.

O torneio de verão reuniu Vasco da Gama, Flamengo e São Paulo. Adivinhem quem ficou com a lanterna? Tá não importa, eu sei que você "já sabia".  E então o "resto" disputou o primeiro grande título de 2015. O Flamengo fez 1 x 0 e ficou com a taça.

O que mais dói num vascaíno é que o clube da Cruz de Malta já não mantém nem mesmo a tradição de ser vice-campeão.

E agora você percebe com toda nitidez o que é mesmo esse tal legado da Copa das Copas.

BAILE DE COBRA

 O Felipão pegou o Grêmio e levou até a divisa entre Santa Catarina e o Paraná. Encarou o Cascavel. Foi um verdadeiro baile de cobra. O time gaúcho levou a primeira mordida. E estava levando 1 a 0 na cola, quando deu o bote e empatou numa estocada de impedimento, numa banheira venenosa. O que menos tinha dentro de campo era cobra.

A CASA E A POPULAÇÃO

 Os três deputados que disputam a Presidência da Câmara discordam em tudo e por tudo. Só afinam os discursos quando dizem que querem "aproximar a Casa da população". Quem será que lhes disse que a população quer esse tipo de promiscuidade?!?

O ÓRGÃO 

Da última vez - e não faz muito tempo isso - que os fiscais aduaneiros flagraram no aeroporto um malandro com dólares na cueca, descobriram logo de quem é a grana: de um órgão público. Pequeno.

TEMPLO

Pois é, meu bom pastor, templo é dinheiro!

 Pronto, até que enfim, sua expectativa se confirmou: a Andrade Gutierrez foi delatada. Em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público, o ex-diretor da Portobras denunciou que a Andrade Gutierrez pagou propina ao PMDB. É claro que a empreiteira e o partido desmente. Mas nem um e nem outra têm a palavra sob a força da credibilidade de uma delação premiada. Entre a palavra de empreiteiros e de políticos enrolados e a palavra de de quem não quer passar o resto da vida na cadeia, boto fé no delator premiado. Agora, o bicho vai pegar.

DELAÇÃO PREMIADA MESMO

 O doleiro republicano Beto Youssef pode ganhar uma gratificação de até R$ 10 milhões como salário de êxito. E agora, afinal, você entende por que é mesmo que a isso se dá o nome de delação premiada. Já tem gente querendo homologar a profissão de doleiro delator na Justiça do Trabalho. O ramo tem futuro. De qualquer modo, dá para se perceber, diante dessa premiação, que a farra continua. O bunga-bunga agora é oficial. Que legal.

LEVYANO

 São só 25 dias de governo seminovo da Dilma-2 ninguém aguenta mais esse cara rindo. Joaquim Levy ri do quê? É pra nós, ou de nós? isso já beira as raias da levyandade.

TANGO ARGENTINO

Que tragédia. Essa Cristina Kirchner é um verdadeiro tango. Só n~çao sabe se é de Carlos Gardel ou de Astor Piazzolla. Agora vem uma perita porteña - que mora à beira do cais - e afirma que o tiro quer matou Alberto Nisman foi disparado a menos de um centímetro de distância.

Assim é que volta à baila a hipótese de suicídio. Ah, é isso, ele se suicidou-se. Ai, ai caracoles, não me amoles! Isso é só para dar um nó na cabeça de La Kirchner.

Primeiro, ela estava convencida de que era suicídio; depois, achou que se tratava de morte matada por outrem; agora ela já sabe que podem ter suicidado o seu desafeto.

Em todo caso, se ela disser que Nisman se matou outra vez, ela pode ter que se desdizer de novo. O fato é que até agora na Argentina ninguém descobriu a pólvora. Pelo menos nas mãos do falecido.

E, ora bolas, carambolas, qualquer asassino sob encomenda, ou não, pode encostar um revólver calibre 22 na cabeça da sua vítima a menos de um centímetro de distância. Uma coisa é certa, se alguém matou Alberto Nisman, não foi Gardel nem Piazzolla.

E, no ritmo que vai esse tango, magistrados argentinos já mostram sinais de que Cristina Kirchner está à beira de propor um acordo de delação premiada.

MAIS UMA FARSA

 A expectativa agora é que Lula saia da toca e anuncie que vai deixar a chefia do seu Instituto e a presidência de honra do PT, para se dedicar - como um dia prometeu fazer com o Mensalão - que o Petrolão é "uma farsa". E sabe como é, a palavra de honra de Lula diante da palavra de um delator premiado, não tem comparação. Vocês mesmas, minhas queridas e vocês mesmos, meu queridos ficariam com a verdade de quem numa hora dessas?!?

VOCÊ SABIA? 

 O número de prisões realizadas pela Polícia Federal no governo Dilma-1 caiu em 40%. Então é falácia e gabolice ela afirmar que, com ela no poder, a PF é mais ativa e que a corrupção não aumentou no seu governo, "o que aumentou foi o combate à corrupção". Os delegados e os agentes federais se queixam de desdém do governo, abandono, falta de investimento, escassez de pessoal e redução de orçamento.

E VOCÊ AÍ...

 Está batendo nos R$ 2 milhões - na verdade, R$ 1,95 milhão - a cabeça de cada deputado este ano, em matéria de salário, auxílio moradia, verba de gabinete e a tal cota parlamentar. Só de salário, cada um deles vai levar quase R$ 40 mil mensais. Não é nada, não é nada, é quase uma unidade do Minha Casa, Minha Vida por mês. E você aí, fazendo das tripas coração para poder pagar a escola para os seus filhos até que, com um canudo embaixo do braço, eles vão pedir emprego numa dessas empreiteiras de sucesso no Brasil da Silva. Que barato, essa democracia feita sob medida para eles!

O PIBINHO DE LEVY

 Joaquim Levy foi o segundo ministro a levar um bico nas canelas de Dilma Coração Ambivalente & Chutador. Ele se exibiu em Davos - onde Dilma não foi por causa da posse de Evo por Evo na Bolívia - e cantou de galo dizendo que o Brasil vai ter um pibinho em 2015. Bolas, Dilma Vana gosta de PIB grande. Aí então, Levy recolheu o Pibinho dele e alegou que não foi bem entendido. Na verdade, tudo não passou de um grande mal-entendido.
 


DE CHEFE A OPERADOR

No Petrolão, ao contrário do que ocorreu no Mensalão onde e quando agia como chefe da pandilha de sevandijas, Zé Dirceu deixou-se rebaixar ao posto de simples operador do esquema de corrupção que destrambelhou a Petrobras.

Seu agenciamento, maquiado de consultoria, fez bem ao seu bolso, mas enriqueceu de verdade empreiteiros, servidores públicos e políticos.

Pelos rastros que deixou, a Polícia é levada a concluir que, de segundo homem mais forte no Mensalão, Zé Dirceu submeteu-se à cobiça e ao ganho de dinheiro fácil, atuando como um bom e desenvolto traficante de interesses.

Zé Dirceu já não é primário para a Justiça. A Operação Lava-Jato pode matar de vez com o seu sonho de viver num paraíso em outras terras daqui distantes.

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...
Isso aqui não é o Texas, mas a Refinaria de Pasadena está aí para nos desmentir.

 Zé Dirceu, no esquema do Petrolão, não passaria de um simples operador de segunda categoria diante dos ganhos do doleiro republicano Alberto Youssef que, por sua vez, era apenas o operador do cartel de empreiteiros sócios do Clube do Bilhão.

Dirceu desempenhava o papel de intermediário nanico frente aos gigantescos ganhos do doleiro Youssef e dos empreiteiros. Sua desenvoltura partidária arrebanhava políticos de lavanderia que limpavam o dinheiro sujo com as siglas dos seus partidos.


Dirceu, Youssef, políticos corruptos, empreiteiros de super obras públicas conseguiam e conseguem agir com tamanha eficácia e assiduidade por que contavam e contam com o beneplácito de figurões muito mais fortes que habitam núcleos de poder e de mando como a Diretoria, o Conselhão da Petrobras e o Palácio que domina a Esplanada e os horizontes da pátria amada, salve, salve.

E assim caminha a humanidade. De repente, o que era uma estância, uma fazendola, um rancho vira um quase inesgotável poço de petróleo.

Mas nessa versão brasileira não há Rock Hudson, James Dean e muito menos Elizabeth Taylor.

E nem isso aqui é o Texas. Quer dizer, a Refinaria de Pasadena está aí para nos desmentir.
 
 
28 de janeiro de 2015
ín sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário