"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de janeiro de 2015

FANTASIA TUPINIQUIM

 
Em seu discurso de posse, provavelmente escrito por algum ideólogo tupiniquim, a dona Dilma cita a "ALMA COLETIVA". Acredito que ela dentro de suas limitações intelectuais não tenha conhecimento do verdadeiro significado da expressão que foi muito usada na Alemanha pelo Nacional Socialismo (nazismo) e tornou-se uma psicose coletiva naquele país e em outros regimes totalitários.
 
Concordo plenamente com Cláudio Tognolli em um de seus artigos que diz - "O Brasil precisa de almas individuais, sem raízes, que defendam uma cultura universal, planetária, sem barreiras. Individualismo dá prêmio Nobel: não o contrário".
 
O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung, fundador  da psicologia analítica, dissecou o nazismo em sua obra WOTAN , escrita em 1936. Ele analisa o fenômeno nazista de um ponto de vista mítico-psicológico, relacionando o evento  ao  re-despertar de um deus germânico chamado Wotan (o Deus dos ventos).
 
Entidade com características de Dionísio, Mercúrio, Kronos e Hermes. Meras fantasias tupiniquins.
 
11 de janeiro de 2015
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário