"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Dilma é a freira no prostíbulo ingovernável

O velho-novo mandato de Dilma Rousseff já começa acabado. Além da complicação em escalar um ministério, pois a maioria dos espertos políticos preferiu não fazer parte da orquestra do PTitanic, Dilma não formou a equipe que desejava e ainda se vê obrigada a suportar a contrariedade interna do Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva - que sonha voltar ao lugar dela (ou seria dele?) em 2018. A autofagia do PT ameaça engolir Dilma viva ou morta.
 
Dilma já toma posse como uma Presidenta desmoralizada globalmente. Foi um desastre político a inclusão do nome dela entre os processáveis pelos advogados da cidade norte-americana de Providence. Os gringos tomaram a providência que não tomam por aqui. Colocaram Dilma em seu devido lugar: de gestora incomPTente. Na arrogância do poder, Dilma age como se soubesse de tudo. Quando se vê pressionada por denúncias de corrupção em torno de sua equipe, teatraliza como se de nada soubesse. Trata-se de um caso perdido para a Divina Providência...
 
O Petrolão já tem literatura suficiente para inviabilizar o próximo desgoverno Dilma. O negócio fica mais feio se mexerem no Eletrolão (onde o povão já paga a conta cara da má gestão). E pode ficar ainda mais horrível se tocar no BNDES - financiador do corrupto capimunismo tupiniquim. O mundo nazicomunopetralha acaba de vez se as caixas pretas dos fundos de pensão de "estatais" forem reviradas pelo avesso. Por todos esses riscos concretos, a previsão é de ingovernabilidade para Dilma - que pode cair de quatro, bem antes de completar mais quatro anos de mandato.
 
Nas atuais condições meteorológicas-políticas-econômicas, é tão fácil um raio cair na cabeça de um paulista na praia quanto na cabeça da Dilma sentada no trono imperioso do Palácio do Planalto. Curioso é que o golpe contra a Presidenta será dado pela inabilidade e incapacidade dela mesma em administrar os conflitos internos entre seu dividido partido e os interesseiros aliados. A imagem mais simbólica de Dilma é a de uma freira sem moral que tenta pregar a castidade no meio do prostíbulo. A atuação dela é inviável - ainda mais pelo perfil autoritário, que confia em quase ninguém, e tende a se isolar na solidão do pretenso poder.    
 
Por isso, vale repetir por 13 x 13 para dar sorte: Algumas forças se preparam para entrar em conflito a partir da posse de Dilma Rousseff para um segundo mandado com previsão de tumultos políticos, instabilidades econômicas e muitas incertezas conjunturais. Enquanto uns tentarão deixar tudo como sempre esteve, apostando na costumeira impunidade, outros farão pressão contrária. Quem tiver cacife para conquistar a hegemonia vence a disputa intestina de poder. Essa guerra promete lances de alta traição, oportunismo e deslealdade. O desenrolar dependerá do tamanho da crise de 2015. Quando a porrada vai comer? Quais os efeitos? Quem vencerá? Ou perderá? Eis as questões...
 
Releia o artigo: Quando a porrada vai comer no Brasil?
 
Quem deve teme...
 
Lembrança importante do leitor Francisco José Duarte de Santana:
 
"Governo é um ente abstracto; ele não deve e nem paga a ninguém. Quem devemos e pagamos somos nós brasileiros. Dívida hoje: 4,3 trilhões de reais. PIB: 5 trilhões de reais. Juros e serviços pagos em 2014 (previsão): 1 trilhão e 100 bilhões".
Traduzindo os números que ele bem lembrou: nosso modelo capimunista de dependência ao setor financeiro, com juros altíssimos para rolar dívida e um setor público perdulário, que gasta mal e desperdiça, obrigando a cobrar mais impostos e a fazer economia (superávit primário) para pagar juros, freiam o crescimento real do Brasil, ferrando, diretamente, o cidadão-eleitor-contribuinte.
 
Tendências se matando?
 
Dilma Rousseff está sendo criticada, dentro do PT, por privilegiar a corrente minoritária Democracia Socialista (DS) em detrimento da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB).
 
A CNB, da qual Lula e José Dirceu são os chefões mores, ficou queimada com a condenação dos mensaleiros e agora com o envolvimento de seus membros no Petrolão.
 
O núcleo político do Palácio do Planalto agora terá dois membros da DS disputando espaço com três integrantes da CNB.
 
Guerra à vista
 
Se não anda bom, o clima pode azedar de vez para Dilma com a CNB.
 
Basta que ela confirme o rumor de que Alesandro Molon, da tendência Mensagem, vai ocupar a Secretaria de Comunicação Social.
 
A estratégica distribuição das verbas publicitárias do governo do PT sempre ficou na mão da CNB.
 
Time fraco

 

Dilma anunciou ontem mais sete ministros: Antonio Carlos Rodrigues para o Ministério do Transporte; Gilberto Occhi para a Integração Nacional; Miguel Rossetto para a Secretaria Geral; Patrus Ananias para o Desenvolvimento Agrário; Pepe Vargas para as Relações Institucionais; Ricardo Berzoini para as Comunicações e Carlos Gabas para a Previdência.

Na última terça-feira, foram anunciados treze ministros, sendo seis do PMDB, um do PT, um do PSD, um do PCdoB, um do PRB e um do Pros. Foram eles: Aldo Rebelo (Ciência Tecnologia e Inovação), Cid Gomes (Educação), Edinho Araújo (Secretaria de Portos), Eduardo Braga (Minas e Energia), Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil), George Hilton (Esporte), Gilberto Kassab (Cidades), Helder Barbalho (Pesca), Jaques Wagner (Defesa), Kátia Abreu (Agricultura), Nilma Lino Gomes (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Valdir Simão (Controladoria Geral da União) e Vinicius Lages (Turismo).
No final de novembro a presidente já havia anunciado a nova equipe econômica: Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Armando Monteiro (Desenvolvimento Econômico), além da permanência de Alexandre Tombini no Banco Central.

Falta escolher os integrantes das Relações Exteriores, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Comunicação Social (Secom), Cultura e Assuntos Estratégicos (SAE).
 
Problema Mentex
Um general de quatro estrelas na reserva chamou o atual comandante da Marinha, Almirante Júlio Moura Neto, de "mentex":
"Esse mentex, branco por fora e fresco por dentro, está, sabidamente, fazendo campanha para continuar no cargo".
Dilma tem problemas para substituir os chefes militares porque o da Marinha deseja muito ficar, embora o do Exército e da Aeronáutica desejem sair, depois de longos anos no comando...
Procurando fruta, tênis e bala
Quem vai para o lugar do General José Elito no Gabinete de Segurança Institucional?
Quem serão os substitutos de Enzo Peri, Juniti Saito e Moura Neto no Exército, na FAB e na Marinha?
Dilma procura por Melancias (verde oliva por fora e vemelhos por dentro), Tênis All Star 37 Tower (azul por fora e vermelho por dentro) e Mentex (branco por fora e fresquinho por dentro, como definiu um general do EB)...
Nova Hollywood in Sampa
A partir de 21 de janeiro, a Mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood reúne, no CCBB SP, os filmes mais significativos do movimento “Nova Hollywood” - a renovação do cinema americano entre as décadas de 1960 e 1970.
 
Além de exibir os longas mais importantes da “Nova Hollywood”, como “O Poderoso Chefão”, “Easy Rider” e “Tubarão”, a mostra traz também os filmes que tiveram importância decisiva na cultura e na indústria de cinema americana, tais como “Halloween”.
 
O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, na Rua Álvares Penteado 112, Centro, tem um cinema com 70 lugares e ingressos baratinhos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia e filmes em DVD ou Blu-Ray).
 
Mole não...
 
 
A abominável turma da Internet faz uma graça neste fim de ano que deixa muito nazicomunopetralha pt da vida
 
Militância paga
 
 
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!
 
30 de dezembro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário