Fundação do PSDB, em 25 de junho de 1988. Lá estava o velho tucano...
Neste final de semana, o Globo publicou matéria em que informa que Aécio Neves, presidente do PSDB, está iniciando um processo de renovação do programa do partido. O termo utilizado é "atualização". Particularmente, prefiro "refundação", que significa uma mudança muito mais profunda. Muitas vezes um cortar na própria carne.
O partido completou 26 anos e chegou a hora de aposentar não só algumas ideias, mas de não esquecer de algo que é essencial para mostrar algo efetivamente novo: a criação de uma nova identidade visual para o PSDB.
A marca ficou antiga. A figura do tucano nunca foi atualizada e caiu em desuso, restando apenas para identificar o militante e o político, na maior parte das vezes de forma pejorativa. As cores puras não tem mais aquela modernidade de duas décadas atrás. Numa figura de linguagem, a marca dos tucanos permaneceu analógica num mundo digital.
Se o objetivo é conquistar o público jovem, é bom começar tirando a poeira do logotipo e da identidade gráfica do partido. Tanto é hora de mudar que a campanha de Aécio pouco utilizou os padrões de marca do PSDB. Havia, nitidamente, uma tentativa de recriar a identidade partidária para adequá-la aos novos tempos.
Não há dúvida que é hora de Aécio assumir esta recriação do PSDB. Ninguém melhor do que um homem de mais de 51 milhões de votos para fazer isso. Que comece pela assinatura do partido: a marca.
Este jovem militante que o partido quer buscar não quer ser identificado como um bicho, por mais colorido e bonitinho que ele seja. Mas por favor! Não façam concurso interno e não chamem medalhões do partido. Contratem alguém que tenha currículo e que seja do ramo.
O partido completou 26 anos e chegou a hora de aposentar não só algumas ideias, mas de não esquecer de algo que é essencial para mostrar algo efetivamente novo: a criação de uma nova identidade visual para o PSDB.
A marca ficou antiga. A figura do tucano nunca foi atualizada e caiu em desuso, restando apenas para identificar o militante e o político, na maior parte das vezes de forma pejorativa. As cores puras não tem mais aquela modernidade de duas décadas atrás. Numa figura de linguagem, a marca dos tucanos permaneceu analógica num mundo digital.
Se o objetivo é conquistar o público jovem, é bom começar tirando a poeira do logotipo e da identidade gráfica do partido. Tanto é hora de mudar que a campanha de Aécio pouco utilizou os padrões de marca do PSDB. Havia, nitidamente, uma tentativa de recriar a identidade partidária para adequá-la aos novos tempos.
Não há dúvida que é hora de Aécio assumir esta recriação do PSDB. Ninguém melhor do que um homem de mais de 51 milhões de votos para fazer isso. Que comece pela assinatura do partido: a marca.
Este jovem militante que o partido quer buscar não quer ser identificado como um bicho, por mais colorido e bonitinho que ele seja. Mas por favor! Não façam concurso interno e não chamem medalhões do partido. Contratem alguém que tenha currículo e que seja do ramo.
Abaixo, a matéria de O Globo:
De olho nos novos segmentos da população que se uniram à oposição nas eleições deste ano, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), comandará nos próximos meses uma atualização do programa partidário tucano. O objetivo é tentar manter mobilizados jovens e demais eleitores que participaram ativamente da última campanha.
Segundo o tucano, o foco é o eleitorado que estava afastado da vida política mas que, desde junho de 2013, foi às ruas para reclamar mudanças na condução do governo. Como parte significativa dessa população aderiu à oposição, a ideia é oferecer uma estrutura de participação mais atraente para mantê-la ativa.
De olho nos novos segmentos da população que se uniram à oposição nas eleições deste ano, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), comandará nos próximos meses uma atualização do programa partidário tucano. O objetivo é tentar manter mobilizados jovens e demais eleitores que participaram ativamente da última campanha.
Segundo o tucano, o foco é o eleitorado que estava afastado da vida política mas que, desde junho de 2013, foi às ruas para reclamar mudanças na condução do governo. Como parte significativa dessa população aderiu à oposição, a ideia é oferecer uma estrutura de participação mais atraente para mantê-la ativa.
O senador quer apresentar na próxima convenção do PSDB, que ocorre em maio de 2015, o novo programa do partido, um texto que incorpore temas sensíveis a esse eleitorado. - Vamos discutir a atualização do nosso programa para incluir novos temas, como a sustentabilidade, e confirmar teses mais liberais na economia. O PSDB saiu muito renovado desta eleição, e o campo contrário saiu com cara de coisa velha. Acreditamos em um partido renovado e impulsionado por uma nova militância - afirmou Aécio.
O partido está estimulando o que é considerado um fato novo nas fileiras tucanas: o alistamento de estudantes para o comando de diretórios acadêmicos em universidades, espaço que tradicionalmente foi ocupado pelos partidos mais à esquerda. Essa militância que está sendo formada deverá ter participação na atualização do programa tucano.
O presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, afirma que é preciso "dinamizar" a vida partidária para que cresça o interesse da juventude. - Queremos definir no programa o que seria a nova política, compatível com a sociedade contemporânea, que é ligada nas redes sociais e mais participativa. É preciso modernizar essa estética antiga do discurso unilateral, gritado, para um estilo de retórica e relacionamento mais atual. Assim vamos estar sintonizados com a juventude - afirma.
As reuniões para definir essa "nova agenda" devem se intensificar no ano que vem. Mas, nas próximas semanas, Aécio iniciará conversas sobre a proposta.
in coroneLeaks
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