"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MARINA, A MARIONETE DA VEZ



Tenho acompanhado com vivo interesse no “Alerta Total” a insistente suposição de que as eleições que se avizinham estariam sendo manipuladas, fraudulentamente, tanto  nas pesquisas, quanto na futura apuração eletrônica das urnas. Assim os “resultados” da apuração não trariam nenhuma surpresa em relação às pesquisas. Seria só “empossar” o vencedor. Com naturalidade.

O “ajuste” entre as pesquisas e o resultado das eleições já viria “amaciado”, ou seja, em índices menores do que deveriam ser originalmente, em vista da “migração” de eleitores INDUZIDOS por essas pesquisas para a chapa “vencedora”. Essa tendência, na verdade covarde, é da natureza humana dos fracos. Sempre é mais cômodo e seguro ficar ao lado do “vencedor”. As fraudes, portanto, estariam nas forças psicológicas que induzem o voto e na própria apuração eletrônica, previamente planejada. Qualquer um sabe que a eletrônica permite esses “manuseios”.

Antes do acidente aéreo que vitimou Eduardo Campos, quase todos acreditavam que a disputa seria resolvida já em primeiro turno, com Dilma, ou em segundo turno, entre Dilma e Aécio. Quase ninguém cogitava da possibilidade de vitória eleitoral da chapa Campos/Marina, seja em primeiro ou segundo turno. Em seguidinha à morte de Campos, começaram a dizer que a eleição iria para segundo turno e que o PSB (agora com Marina na cabeça) seria o “fiel-da-balança”. Cheguei a escrever sobre isso. Mas errei. A “coisa” foi mais longe.

Agora tudo mudou. A preferência parece ter passado para Marina, o que mostra a imaturidade de uma democracia (na verdade OCLOCRACIA), pois nunca um acidente com qualquer candidato poderia mudar o quadro eleitoral em tal dimensão em tão curto espaço de tempo.

O acidente aéreo precipitou ou “facilitou” o gerenciamento das eleições Tanto que até haveria motivos “eleitorais” para que colocassem Marina no lugar de Campos. Ela era “melhor” de votos que Campos, sempre lembrando que não vivemos  uma democracia, porém a oclocracia.

Portanto, sendo claro, a morte de Campos impulsionou a candidatura Marina Silva, agora na cabeça de chapa. Por isso não deveria causar nenhuma surpresa se procedente a suspeita do Ministério Público que o dito acidente teria sido provocado por algo “externo”. O acidente tende a provocar a vitória do PSB e aliados. Eleitoralmente falando, o óbito de Campos foi um bem para o PSB.

Mas tenho para mim, e aí vou divergir de quase todos, que o “Sistema”, chamado por alguns de Oligarquia Financeira, antes já estava apostando na chapa Campos/Marina. Mas parece que não estava “funcionando”. Campos não decolava. Agora com Marina ficou melhor e mais garantido investir.

Mato a cobra e mostro o pau. Também Collor de Mello foi uma surpresa. Venceu como um relâmpago. Ninguém esperava. Agora se repete. No dia que Marina aceitou ser vice de Campos, o “Blog do Kennedy”, de 28.1.14, deu a notícia e ali “comentei” o seguinte: “Certamente estão aí os novos chefes de governo. O Sistema vai dar um p.p. na b...do PT, que tanto lhe serviu até hoje. Mas ficou desgastado.Não serve mais.O mesmo ocorreu antes com o Regime Militar, que também foi dispensado. O Sistema age assim,sempre alternando com grupos que vão fazer a mesma coisa. A bola da vez é Eduardo Campos e Marina Silva. Querem apostar? “

Mas não foi só aí. Também no “Alerta Total”, de 3 de março, escrevi “Encruzilhada Eleitoral “, onde tratei das eleições em curso:  “O  SISTEMA que elegeu, reelegeu e sustentou o PT, e de quem recebeu todos os favores, parece estar avaliando a situação, mesmo fazendo uma “concorrência”  entre os candidatos, para ver qual deles melhor servirá seus interesses. Essa é a “ideologia” do Sistema. Conforme a opção, será fácil fazer com que o povo “homologue” a sua vontade nas malditas urnas. Bastarão algumas doses de lavagem cerebral.

Na verdade a grande massa do povo não tem consciência política pare decidir pelo “seu” próprio melhor. Geralmente ela é conduzida, assim cavando o próprio túmulo. Mas é ela quem decide, quem elege.”

Estes são alguns pensamentos que ouso submeter ao Editor e Colaboradores.

03 de agosto de 2014
Sérgio Alves de Oliveira é Sociólogo e Advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário