"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

ADMIRAÇÃO PELA CORAGEM

 
 

Um juiz de uma grande cidade americana imagina (ou imaginou) poder ameaçar um grande país  com uma declaração de desacato.

O magistrado talvez seja uma pessoa muito culta mas não conhece a história argentina nem o caráter de seu povo.

Governados há mais de sessenta anos por um fantasma, traumatizados por uma guerra perdida (após terem visto descumprido o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca pelo colosso do norte, que apoiou o agressor extracontinental) os argentinos agora vão por tudo.

Se os mesmos não tem sido hábeis para escolher seus governantes, talvez terminem numa catástrofe econômica e social.

Sempre será possível reconstruir os estragos enquanto mantiverem os sentimentos de honra, de pátria e de fé. Não é por acaso que a Divina Providência escolheu um de seus filhos para seu pastor em tempos de hienas, abutres e outros bichos peçonhentos.

02 de setembro de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário