"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de junho de 2014

PSDB E PSB EM FESTA: LULA AMARELOU E FEZ O PT APROVAR A CANDIDATURA DE DILMA, QUE O PARTIDO TERÁ QUE ENGOLIR


Dilma e Lula na Convenção Nacional do PT em Brasília Foto: André Coelho / O Globo

                                                                   Muita animação…

Na Convenção Nacional do PT realizada este sábado em Brasília, na qual os adeptos do movimento “Volta, Lula” foram proibidos de subir à tribuna, confirmou-se a candidatura oficial da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Os adeptos da substituição de Dilma por Lula eram amplamente majoritários, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não aceitou a indicação e proibiu seus seguidores de defenderem seu nome durante a Convenção.

A decepção dos petistas foi enorme, porque todos sabem que será muito difícil ganhar a eleição com Dilma na condição de cabeça de chapa. A ampla maioria dos delegados preferia lançar logo o nome de Lula, porque todas as pesquisas indicam que ele tem muito mais chances do que ela.

Na véspera da Convenção, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, já havia advertido para a dificuldade desta campanha. “Já se tornou lugar comum dizer que esta eleição será a mais dura, a mais difícil de todas. E os fatos mostram que sim. Passados quase 12 anos da vitória histórica de Lula em 2002 e três e meio da posse de Dilma em 2011, o Brasil é outro”, reconhece o dirigente partidário.

A CULPA É DA IMPRENSA

Hoje, no discurso de abertura da Convenção, Rui Falcão fez duras críticas à imprensa, defendeu a regulação da mídia e atacou opositores da “direita”, a quem chamou de “neoliberais da herança maldita”. Disse que enfrentaram um “ataque feroz dos que desejam o retorno ao passado” e que a ofensiva agora aumentou.

“Juntaram-se em bloco à direita de sempre, hostil e truculenta, os neoliberais da herança maldita (…) e no papel de porta-voz o oligopólio da mídia, que golpeia, falseia, manipula, distorce, censura e suprime fatos no intento de nos derrotar” — disse Falcão, e a plateia entoou cantos de “mídia fascista, sensacionalista”. Ele classificou a imprensa de “arautos do pessimismo, do fracasso, do mau-humor”. Disse também que “[eles] jogam na torcida do contra, do quanto pior melhor, esperando ganhar votos com a desinformação a expectativa de notícias negativas”.

LULA E A “CRIATURA”

“Está chegando o momento em que a gente vai provar mais uma coisa neste país. A gente vai provar que é possível uma presidenta e um ex-presidente terminarem o seu mandato sem que haja nenhum atrito entre os dois, numa demonstração de que é plenamente possível um criador e a criatura viverem juntos em harmonia”, disse Lula em seu discurso, tentando sepultar as divergências entre ele e a sucessora. Em seguida, demagogicamente disse que todas as vezes em que os dois divergirem, Dilma estará certa e ele, errado…

E enquanto era confirmada a candidatura de Dilma sem aquela empolgação das convenções do PT de antigamente, os dirigentes do PSDB e do PSB comemoravam a escolha, pois o grande temor deles era justamente enfrentar Lula nas urnas.

Detalhe importante: a vaia que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, levou na convenção petista também foi festejada pelos tucanos, que ainda sonham em ter o pessedista Henrique Meirelles como companheiro de chapa de Aécio Neves.

21 de junho de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário