"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de maio de 2014

57% NÃO VOTARIAM SE O VOTO NÃO FOSSE OBRIGATÓRIO

A rejeição ao voto obrigatório no Brasil é de 61% - segundo pesquisa feita pelo Datafolha nos dias 7 e 8 de maio. Para quem acredita em pesquisas, Oba! Não estou sozinho nessa! De qualquer maneira, já faço isso há mais de 35 anos.

Hoje, meu voto é facultativo; ontem era debochativo. Eu era obrigado a exercer o que deveria ser um direito e não uma obrigação. Ria da cara deles, fazendo o que eles fazem: usando a lei a meu favor. Justificava por estar em trânsito.

Mas isso é o passado no presente. O futuro é agora: pela pesquisa, se o voto não  fosse uma imposição, 57% dos eleitores não votariam. Não votariam em ninguém: nem no ruim e nem no pior.

O voto só será  uma arma do povo quando as facções que usam a capa de partidos políticos deixarem de escolher antes aqueles em quem o eleitor terá para escolher. Vou baixar o nível.

Sabe aquelas festas tipo assim bunga-bunga improvisadas pela molecada nas noites mais sujas do bairro em que a gente morava? Pois é... Desde aqueles tempos eu era da pandilha que se recusava a bater manteiga. Desculpem, tô de caçarolas cheias. Pronto, esculhambei!


11 de maio de 2014
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário