"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

POR QUE OS GASTOS COM CARTÕES CORPORATIVOS SÃO SIGILOSOS?

 
Os gastos com cartões corporativos pela Presidência da Republica  continuam sigilosos em nome da Segurança Nacional. Na CPI dos Cartões Corporativos, a palavra ‘sigilo’ patrocinou o maior debate, sem solução. A caixa preta instalada no Palácio do Planalto não foi quebrada.

Durante aquele enfrentamento o governo lançou mão de dossiê falsificado na Casa Civil para amedrontar oposicionistas. Inquérito policial inconclusivo premiou os criminosos com o benefício da impunidade.

Agora, o piquenique de luxo da presidente em Lisboa reacende a polêmica. A Constituição Federal impõe transparência e publicidade à gestão pública, mas há atos praticados no submundo da clandestinidade, com governantes se autoproclamando acima de todas as leis.
Até quando?


31 de janeiro de 2014
César Cavalcanti

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário