"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CONFIRA OS LIVROS DO ANO - SEGUNDO OS MAIORES NOMES DA ECONOMIA

Pesquisa anual feita pela Bloomberg mostra o que bilionários como Warren Buffett e Carlos Slim leram em 2013 e quais títulos merecem destaque

O mega investidor Warren Buffett
O mega investidor Warren Buffett (Mario Tama / Getty Images )
O ano de 2013 trouxe grandes lições não só para pequenos investidores, mas também para aqueles que, dado o tamanho de suas fortunas e a posição de liderança que ocupam, poderiam ignorar novos ensinamentos quando o tema é a Economia. Algumas destas lições foram aprendidas em livros que bilionários como Carlos Slim e Warren Buffett, ou economistas como Alan Greenspan, consideram essenciais.
A Bloomberg fez uma pesquisa com mais de 30 empresários, gestores de fundos, políticos e economistas que selecionaram os melhores livros do ano. Warren Buffett, por exemplo, recomendou a leitura de 40 Chances, escrito por seu filho e seu neto, ambos chamados Howard, e que descreve de maneira prática a arte da filantropia. Já Slim afirmou que o livro escrito pelo executivo que reconstruiu a General Motors após a crise de 2008 é leitura obrigatória para qualquer empresário.
Entretanto, o livro mais recomendado, segundo os entrevistados pela Bloomberg, não tem nada a ver com o mundo dos negócios ou da filantropia. Trata-se de um relato histórico de intrigas e conspiração sobre um assunto resolvido há setenta anos: o acordo de Bretton Woods, que desenhou as bases para a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e montou os alicerces da economia ocidental tal como ela é nos dias de hoje. The Battle of Bretton Woods: John Maynard Keynes, Harry Dexter White and the Making of a New World Order (A Batalha de Bretton Woods: John Maynard Keynes, Harry Dexter White e a Criação de uma Nova Ordem Mundial, em tradução livre), escrito por Benn Steil, pode ser considerado o livro do ano, segundo a pesquisa. As obras citadas, no entanto, ainda não possuem tradução em português e estão disponíveis apenas em inglês. Confira a lista com os principais livros.
26 de dezembro de 2013
Veja
1 de 9

Warren Buffett: 40 Chances - Finding Hope in a Hungry World


O megainvestidor norte-americano Warren Buffett recomenda o livro 40 Chances: Finding Hope in a Hungry World (40 Oportunidades: Buscando Esperança em um Mundo Faminto, em tradução livre), que foi escrito, por coincidência ou não, por seu filho e seu neto — ambos chamados Howard. Ao recomendar a leitura, o magnata de Omaha disse que pensava conhecer bem a história de seu filho Howard, mas se disse surpreso ao ler o livro.
O trabalho é resultado de um desafio proposto por Warren Buffet ao filho: “Se você tivesse recursos para fazer algo grande no mundo, o que seria?” A resposta foi dada por meio de um livro, em que Howard mostra que cada um de nós tem quarenta oportunidades para conquistar nossas metas e colaborar para melhorar o mundo. O filantropo, e agora escritor, mostra por meio de quarenta histórias sobre fome, agricultura, pobreza e guerra, como é possível (e necessário) que a filantropia seja modificada. Ele também desafia as pessoas interessadas em projetos sociais a aprender com os erros de sua própria vida para então conseguir empreender ações sociais de forma mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário