"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

POR QUE OS EUROPEUS ESTÃO TÃO INTERESSADOS NA AMAZÔNIA?

Em uma outra oportunidade, alertei aqui em minha coluna aqui na RENOVA sobre os interesses europeus na Amazônia, mas preciso voltar ao assunto.

Quero perguntar a você, leitor, se não é estranho que países europeus doem dinheiro de bom grado para o Brasil ou se importem unicamente com a Floresta Amazônica brasileira ignorando todas as outras vegetações do mundo?

Como o jornalista Alexandre Garcia mostrou em seu canal no YouTube, na Amazônia há uma região chamada Cabeça da Cachorra, rica em nióbio, ali é uma região muito visada pelos estrangeiros.

Garcia também alertou que matérias publicadas pela imprensa brasileira revelaram muitos estrangeiros visitam esta região especificamente. Pior, quando perguntados sobre a reportagem do porquê estavam ali, muitos não disseram.

Quando começaram as críticas ao Bolsonaro

Você deve lembrar que o Mercosul fechou um acordo de livre comércio com a União Europeia. Os franceses e alemães não gostaram muito, afinal seus produtores locais devem sair prejudicados.

O Brasil é uma das grandes potencias mundiais da agricultura, capaz de vender alimentos mais baratos que os europeus. O país, junto com a Argentina, também é forte na pecuária, justamente uma das atividades mais fortes na Amazônia. Grande parte do desmatamento na região é para essa atividade.

Quando Macron, Merkel, e outros criticaram Bolsonaro pela política de desmatamento foi para combater a atividade pecuária do Brasil e proteger os seus produtores locais. A carne brasileira é mais barata e desbancaria a dos europeus.

A maior parte do discurso desses líderes europeus é puro cinismo, pura mentira. Eles não se importam com as florestas do Brasil, mas sim com o agronegócio de suas nações.

Cuidado, por trás de belos discursos, há segundas intenções.

26 de setembro de 2019
Pedro Augusto
renova mídia


Nenhum comentário:

Postar um comentário