"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

OS KETCHUPS DE NICOLÁS MADURO


Tenho poucos – e bons – contatos com jornalistas venezuelanos.

Editores, jornalistas, ou periodistas, como são chamados, um ex-embaixador, alguns políticos.

Hoje, me debruçava sobre o computador para continuar descrevendo a saga de Putin & seus Hackers quando me chegou um vídeo fantástico.

Joaquín Sánchez Mariño, um jornalista argentino, esteve em Caracas e Táchira nos meses de fevereiro e março (des)cobrindo as verdades sobre o governo de Nicolás.

Essa viagem rendeu um livro. “En Venezuela. Postales de un país al borde del colapso”, lançado no dia 12 de setembro na livraria Borges.

Mariño discorre sobre o (desen)canto de sereia que os governos de Hugo Chaves & Nicolás Maduro entoaram por toda a nação venezuelana.

Em certa ocasião, Hugo Chaves, para ganhar o apoio da opinião pública agiu onde TODO político populista age: no estômago da população.

A ideia mágica: expropriar a rede de supermercados Êxito e transformá-la numa rede de mercados estatal para vender gêneros alimentícios e de primeira utilidade a preços mais baratos.

Segundo a “lógica” de Chaves, os demais supermercados abaixariam seus preços para concorrer com o supermercado estatal. Durante alguns meses, a ideia funcionou. Entretanto os fornecedores de alimentos e os outros lojistas continuaram inabaláveis.

Prevaleceu a Lógica de Mercado (sem trocadilhos).

Chaves & Maduro não deram o braço a torcer e continuaram com os mercados Bicentenário abertos.

A situação foi piorando a cada dia, o desabastecimento crescendo assustadoramente e, para vender ao mundo a ilusão de que as coisas funcionam normalmente na Venezuela, Maduro decretou uma Lei onde é proibido aos comerciantes manterem prateleiras vazias sob pena de multa e detenção.

Joaquín Mariño visitou um desses mercados em um bairro residencial de classe alta, Terrazas de Ávila, Caracas. O vídeo que ele fez – às escondidas – viralizou nas redes sociais. E acabou deixando o artigo dos Hackers Russos em segundo plano.

Tirem as próprias conclusões.


26 de setembro de 2019
Walter Barreto
renova mídia




Nenhum comentário:

Postar um comentário