"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 4 de março de 2019

O APELIDO DE HUGO CHÁVEZ NAS PLANILHAS DA ODEBRECHT



Investigações apontam que Hugo Chávez pagou dívidas atrasadas com a construtora Odebrecht e deu contratos bilionários para a empresa brasileira após a criação de um canal para subornos ser estabelecido na Suíça.

Investigações estão sendo realizadas por autoridades suíças e venezuelanas sobre as movimentações da era em que o esquerdista Hugo Chávez esteve na liderança da Venezuela.

As propinas ao governo de Chávez, falecido em 2013, eram marcadas com a palavra “Camelo”, segundo o jornalista Jamil Chade.

Fontes ligadas à Odebrecht afirmam que o apelido se referia diretamente ao ex-presidente da Venezuela nas planilhas.

Héctor Dager Gaspard, homem que intermediava os pagamentos à cúpula chavista, também é investigado pelas autoridades suíças.

Entre julho de 2008 e março de 2016, as autoridades da Suíça estimam que foram pagos US$ 49 milhões direta ou indiretamente pela construtora ao operador venezuelano. A estimativa, no entanto, é de que o valor pode chegar a quase US$ 65 milhões.

Os investigadores ainda conseguiram identificar quais foram as obras que motivaram os pagamentos de subornos:

Hidroelétrica de Tocoma;
Linha 5 do metrô de Caracas;
Obras da Ponte Nigale;
Projeto El Diluvio Palmar.

04 de março de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário