"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 4 de março de 2019

POR QUE O PETISTA QUAQUÁ NÃO VIAJOU A PORTUGAL?



A Justiça Federal impõe um duro revés a um dos aliados mais próximos de José Dirceu de Oliveira e Silva. O Presidente estadual do PT-RJ e ex-Prefeito de Marica, Washington Quaquá, quase passou o carnaval “vestindo” tornozeleira eletrônica. Quaquá foi impedido de viajar para passar uma longa temporada em Portugal, por ordem da 2ª Vara Federal em Niterói.

O Ministério Público Federal pediu e o juiz Fabrício Antônio Soares chegou a determinar que Washington Luiz Cardoso Siqueira fosse monitorado eletronicamente. O MPF agiu depressa porque Quaquá deu entrevista aos jornais Gazeta e GBNews que viajaria para a Terrinha, onde ficaria por pelo menos um ano de seis meses. Acontece que ele tinha audiência de instrução e julgamento marcados em uma ação penal no próximo dia 18 de março.

A viagem sequer foi comunicada ao juízo. Aliás, o bom petista Quaquá vinha fugindo do Judiciário. No curso da ação penal, nenhum Oficial de Justiça conseguia citá-lo no endereço residencial fornecido: na rua Rua 1º de Julho, Quadra 2, Lote 7, casa 3, no Flamengo, em Marica. Só acabou citado por causa da medida extrema de monotoramento – que o magistrado acabou revogando, a pedido da defesa. Se tentar viajar, o setor de imigração da Polícia Federal já tem ordens para prendê-lo. Ele tem de se apresentar à Justiça quinzenalmente. E PT saudações.

Qauquá responde à Ação Penal 0500797-48.2017.4.02.5102. Em 2016, o Ministério Público Federal denunciou Quaquá e o seu secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula Filho, por crime de expor aeronave ao perigo. O MPF responsabiliza os dois acusados por decisões administrativas que culminaram na morte de duas pessoas num acidente aéreo em 2013. As vítimas foram o instrutor de voo Adelmo Louzada de Souza e o juiz federal Carlos Alfredo Flores da Cunha.

O MPF sustenta que o avião acidentado tentou arremeter por não conseguir pousar com segurança no aeródromo, então interditado por viaturas da guarda municipal sob ordens de Quaquá e Casulo. A promotoria acusa ambos de ordenarem agentes municipais a criarem embaraços para evitar a chegada de aeronaves no Aeroporto de Marica (que na verdade é um aeródromo, que a Polícia sempre desconfiou ser usado para tráfico de drogas).

Curiosamente, o polêmico Quaquá não foi até hoje apanhado pelo Ministério Público por quaisquer das várias insinuações de má gestão ou indícios de corrupção durante sai gestão na Prefeitura. Na realidade, o petista se tornou réu em um caso no qual um magistrado foi vítima fatal. Quaquá tinha interesse no fechamento do aeroporto, porque tinha planos de construir em Jaconé um aeroporto internacional, em parceria com o empresário Eike Batista. Nada saiu ao papel...

Agoram Quaquá tem sério risco de acabar condenado. Especula-se sobre punição próxima dos 20 anos de prisão... Quaquá pode sambar, logo depois do Carnaval... Quanto ele perderá com o impedimento judicial para trabalhar (?) durante um ano e meio em Portugal? Talvez seu amigo José Dirceu de Oliveira e Silva possa responder...

Velório ou Comício



Inacreditável cena dos fanáticos da Petelândia no velório do neto de Lula. Teve até o refrão: "Lula, ladrão... Roubou meu coração"... Foi, realmente, "uma FESTA", como bem definiu Paulo Okamoto, em outro vídeo...





Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

04 de março de 2019
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário