"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

COLLOR DIZ QUE BOLSONARO FOI "FEROZ E DESRESPEITOSO" COM CUBA


Collor diz que política externa não pode ser feita ‘com declarações ferozes e desrespeitosas’.

Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Relações Exteriores, disse nesta sexta-feira (16) que a política externa brasileira “não pode sofrer nenhuma mudança radical” pelo governo Jair Bolsonaro.

Numa crítica ao presidente eleito e ao futuro chefe do Itamaraty, o diplomata Ernesto Araújo, o ex-presidente Collor diz que “a busca do consenso (com outros países) não se coaduna com declarações ferozes e desrespeitosas”.

A referência de Collor é, em parte, às declarações de Bolsonaro sobre a ditadura de Cuba, que foram utilizadas como justificativa para o país a se retirar do programa Mais Médicos.

O ex-presidente diz que o diplomata Ernesto Araújo enfrentará muitos desafios diplomáticos. Ele avaliou:

Espero que, com a escolha do novo chanceler, não tenhamos mais atitudes intempestivas como essas. Porque isso aumenta o nível da insegurança internacional. O Brasil tem uma política externa admirada no mundo. Esses fatos recentes geram incertezas muito prejudiciais à imagem do país.


07 de janeiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário