"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 4 de agosto de 2018

BOLSONARO NÃO ESTAVA SE SENTINDO BEM DIANTE DA EQUIPE DA GLOBONEWS


Resultado de imagem para BOLSONARO NA GLOBO NEWS
Bolsonaro é antipatizado pela mídia, não há dúvida
Ficou claro que os jornalistas enaltecem o candidato ou tentam derrubá-lo com perguntas capciosas ou enquadrá-lo em contradições, dependendo de quem seja. Bolsonaro não se saiu melhor do que Ciro e Alckmin. Visivelmente não estava se sentindo bem na frente da equipe da GloboNews, e esta respondia da mesma forma, com flagrante má vontade em perguntar a respeito da situação do Brasil, pois fervilharam as perguntas sobre a ditadura, os porquês de que recebe auxílio-moradia, seu patrimônio, suas agressividades em certas respostas.
Bolsonaro foi sincero ao dizer que não entende de economia, de saúde pública e de outros quesitos, razão pela qual colocará um ministro que entenda do riscado e traga os resultados almejados. O ministro que já escolheu para a Fazenda, Paulo Guedes, será o maestro neste particular, restando que tenha a mente aberta e voltada para os grandes problemas nacionais.
NÃO BRILHOU – Não falou, assim como seus antecessores, de como diminuirá o desemprego, onde todos eles até agora estão vinculando o desespero de milhões de brasileiros à economia se fortalecer primeiramente, medida que não dará certo.
Enfim, Bolsonaro não brilhou, pois sem o dom da oratória e a sua língua presa, as frases eram quase ininteligíveis, apesar de seus esforços em poder se comunicar.
Desta maneira, destaco, a meu ver, as qualidades e defeitos dos três candidatos, que deverão lutar entre si na disputa pelo Planalto.
CIRO GOMES – Seus defeitos são significativos, principalmente de ser excessivamente centralizador.Arrogante, prepotente, adora se elogiar, Indiscutivelmente a sua gestão se caracterizará pela tendência de ser um déspota, mandão, que não admitirá contrariedades porque presunçoso, de que sabe tudo a respeito de como presidir o país.
Suas qualidades são o notável conhecimento que tem de economia, assim como sobre educação. Articulado, possui o dom da oratória, tem vasta experiência administrativa por ter sido prefeito, governador e ministro.
GERALDO ALCKMIN – Seus defeitos são perturbadores. Um, em especial, de não se importar com a corrupção no governo! Traz consigo a velha forma de praticar política. Inevitavelmente seguirá os mesmos rumos de ter o Congresso lhe apoiando, usando a fórmula já falida e detestável de loteamentos de ministérios, secretarias, diretorias, estatais…
Se tem alguém tradicional postulando a presidência é Alckmin, que não mudará esses métodos adotados ultimamente, e que têm nos saído tão caros e ineficientes.
Suas qualidades são o grande conhecimento que tem sobre administração e educação. Polido, educado, simpático, fala muito bem, em tom professoral, e comprova saber o que afirma, conforme a situação do Estado de São Paulo, ainda o carro-chefe brasileiro.
JAIR BOLSONARO – Seus defeitos são vários. Em princípio, entende pouco do essencial para o país. Alega que terá ministros competentes à execução dessas tarefas, no entanto, as ideias não serão suas, o planejamento de um plano de governo será apresentado por outra pessoa.
Demonstrou um bom conhecimento sobre a Amazônia, a respeito das terras indígenas, e como utilizar o índio para que se integre à sociedade, que seria através do serviço militar. Enroscou-se quando abordaram o auxílio-moradia, pois proprietário de imóvel por que a verba recebida?
Bolsonaro se mostrou em comparação a seus opositores um candidato comum, sem maiores pretensões, se comparado aos conhecimentos e experiências administrativas de Ciro e Alckmin.
Suas qualidades, entretanto, são especiais, não encontradas nos outros, citados acima:
Corajoso – se sabe, sabe, se não sabe diz que não sabe;
Sincero – ao ser questionado quem seria uma figura do exterior que admira, respondeu ser o Trump(!), e mais valente foi quando perguntado sobre se mudaria a Embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, respondeu que sim!
Autêntico – Bolsonaro é o que é, sem máscara, sem maquiagem.
Vibrante – fala com empolgação, querendo mesmo colaborar para o Brasil sair desta estagnação.
VOTO EM SUSPENSE – Após a análise desta primeira entrevista pela Globo, meu voto está em suspense.
Muito bom seria se as qualidades dos três pudessem ser condensadas em um só, mas existe a questão de temperamento, personalidade e caráter a serem consideradas.
Vou aguardar mais entrevistas dos três para decidir em quem votar, inclusive os vice de cada um deles.
Se antes afirmei que seria o meu voto do deputado, hoje não é mais. Apesar das suas qualidades ímpares como político, elas não bastam, haja vista a necessidade de um bom administrador e executivo, que faltam a Bolsonaro.

04 de agosto de 2018
Francisco Bendl

Nenhum comentário:

Postar um comentário