"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de julho de 2018

FRANÇA CONQUISTA O SEGUNDO TÍTULO DE FORMA EMOCIONANTE, MAS SEM SUPREMACIA


Resultado de imagem para frança campeã
Mbappê repetiu Pelé e merecia a bola de ouro
Parece surpreendente que alguém (este reporter que viu 9 Copas nos países onde eram disputadas) diga isso de uma seleção, que chegou a fazer 4 a 1. Os dois primeiros gols que começaram e consolidaram a vitoria, altamente duvidosos. O primeiro depois de uma falta visível, que registrei, e o Arnaldo Cesar Coelho chamou de ilegal. O segundo, depois do empate, sem ameaça de gol, a bola resvalou no braço de um jogador da Croácia, penalti inexistente, marcado e confirmado.
Depois, 2 gols sensacionais, de fora da area, desses que chamam de golaço. Um deles do Mbappê, que merecia uma bola de ouro, deram de prata. Não faz mal, ele pode disputar mais 4 Copas.
A Croácia, guerreira, fez o segundo gol, esteve perto de fazer o terceiro, o que elevaria o suspense a um nível emocional inacreditável. Não aconteceu, mas a Croácia, saiu engrandecida, e agradecida pelos 90 mil que estavam no estadio, e os milhões pelo mundo.Mas emocionante mesmo foi o final, pela confraternização de grandes personagens que estavam fora do campo.
O presidente da França (Macron, um dos meus preferidos) abraçava os jogadores da Croácia, com a mesma efusividade que dispensava para seus campeôes. A presidente da Croácia, uma mulher sensacional, deslumbrante e predestinada, provocava mais emoção. De todas as Copas que vi desde 1950, nenhuma teve um final tão emocionante e feliz.
Para lembrar a vitoria de 1998 , um dos grandes jogadores da melhor seleção da França, o craquíssimo Didier Deschamps, levantou novamente a Copa, agora como tecnico. É o terceiro a participar dessa façanha. O primeiro, Zagalo, depois Beckenbauer, agora Didier.
No esporte, nenhum repete e transmite tanta sensação quanto o futebol.
França, campeã.
(artigo enviado por Carmen Lins)

17 de julho de 2018
Helio Fernandes
Blog do Helio

Nenhum comentário:

Postar um comentário