"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 5 de agosto de 2017

DELATOR DA ODEBRECHT DIZ QUE PROPINA A SER PAGA A AÉCIO FOI REGISTRADA EM ATA

Resultado de imagem para aecio propina charges
Charge do Kacio (kacio.art.br)
Em depoimento à Polícia Federal, o ex-superintendente da Odebrecht em Minas Gerais Sérgio Luiz Neves afirmou que em reunião do consórcio responsável pela construção da Cidade Administrativa, os executivos registraram em ata de forma cifrada o valor que seria destinado ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) a título de propina. A reunião foi realizada em 16 de abril de 2008, data em que o tucano ainda era o governador de Minas. As informações são do site “Poder 360”.
“Explicando a informação, “29” se refere ao valor aproximado total que seria pago como propina a Aécio via Oswaldo, equivalente a 3% sobre o valor total dos três lotes somados do empreendimento. Neste item também é definido que a operacionalização do compromisso de pagamento mensal fosse revezado entre as consorciadas, ficando então um compromisso trimestral de cada consorciada (já tendo a Odebrecht realizado o primeiro pagamento)”, disse Sérgio Luiz Neves em documento obtido pelo site.
AÉCIO NEGA – O atual senador nega irregularidades. Aécio diz que a construção da Cidade Administrativa se deu dentro da mais “absoluta legalidade, tendo sido acompanhada pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado”. O tucano também prestou depoimento sobre o caso à Polícia Federal em junho deste ano, mas optou por ficar em silêncio por orientação da defesa.
O ‘Oswaldo’ a qual o ex-superintendente se refere é o ex-presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) Oswaldo Borges, apontado pelos delatores como intermediário nos pagamentos de propina. Em depoimento, ele negou participação no caso.
INVESTIGAÇÃO – O termo do depoimento de Sérgio Luiz Neves foi anexado ao inquérito que investiga o tucano por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitação e cartel..
Aécio é investigado por supostamente organizar esquema para fraudar processos licitatórios, mediante organização de 1 cartel de empreiteiras na construção da Cidade Administrativa. Ele teria recebido propina de 3% sobre o valor total da obra, de acordo com os delatores.
DEFESA DO SENADOR – Em nota enviada ao site “Poder 360”, a defesa do senador Aécio Neves afirmou que a construção da Cidade Administrativa se deu dentro da mais absoluta legalidade, tendo sido acompanhada pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.
“Eventual cartelização entre as empresas que participaram das obras, se ocorreu, foi sem a participação e o conhecimento do Governo de Estado. Prova cristalina disso é justamente a citada ata de reunião das empreiteiras, da qual não consta nem menção e nem participação de qualquer membro do Governo. Além das inúmeras contradições nos depoimentos do delator Sérgio Neves, que serão cabalmente demonstrados à Justiça, vale ressaltar também que este depoimento e o de outro delator, o senhor Benedito Júnior, são contraditórios entre si. Por fim, todas as doações feitas por essas e outras empresas para as campanhas do PSDB encontram-se devidamente registradas no TRE e TSE”, afirmou o advogado do congressista, Alberto Zacharias Toron.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Todo indiciado ou réu tem o direito de ficar calado. Mas geralmente só usa esse direito que pode se incriminar. Este é o caso de Aécio Neves, que não consegue se explicar. Chega a ser constrangedor(C.N.)

05 de agosto de 2017
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário