"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 5 de agosto de 2017

BRASIL REAGE A MADURO, QUE INSTALA NA VENEZUELA 'DITADURA SELVAGEM'

CHANCELERES DISCUTEM A SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL
"É INTOLERÁVEL QUE NÓS TENHAMOS NO CONTINENTE SUL-AMERICANO UMA DITADURA", ESCREVEU ALOYSIO NUNES (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)


O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, escreveu em sua página no Facebook que vai defender a suspensão da Venezuela do Mercosul. "O governo de um país democrático não pode conviver, de braços cruzados, com uma ditadura ao nosso lado", escreveu. "Essa é minha posição e a posição do governo do Brasil." Para ele, o país caminha para uma "ditadura selvagem".

Os chanceleres do Mercosul se reunirão no sábado em São Paulo para discutir a suspensão da Venezuela do bloco, com base no Protocolo de Ushuaia, que fixa os compromissos dos países-membros com os princípios democráticos. A suspensão é a punição máxima prevista no regulamento.



"É intolerável que nós tenhamos no continente sul-americano uma ditadura", escreveu o ministro. "Houve uma ruptura da ordem democrática na Venezuela e, por consequência, o Brasil vai propor que ela seja suspensa do Mercosul até que a democracia volte."

A decisão de suspender a Venezuela precisa ser tomada por consenso. Nos bastidores da diplomacia, a medida é dada como praticamente certa. (AE)


05 de agosto de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário