"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

DECISÃO DO PLENÁRIO SOBRE PROCESSO CONTRA TEMER SERÁ NO DIA 2 DE AGOSTO

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) recebe ministro ainda nesta terça-feira para discutir reforma da Previdência
Maia marcou a votação para depois do recesso
Após reunião com os líderes partidários, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu nesta quinta-feira (13) marcar para o dia 2 de agosto a votação em plenário da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quinta-feira um parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) recomendando a rejeição da denúncia. Antes, os deputados rejeitaram um primeiro parecer, de Sérgio Zveiter (PMDB-RJ),  que defendia o prosseguimento da acusação.
Agora, cabe ao plenário a palavra final sobre se autoriza ou não o Supremo Tribunal Federal (STF) a analisar a acusação feita pela Procuradoria Geral da República com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS.
MELHOR DATA – “Ouvindo os líderes, houve acordo na data do dia 2 de agosto às 9h da manhã, tanto a base quanto oposição entenderam que é a melhor data”, disse Maia, acrescentando que estava disposto a colocar a denúncia em votação já na próxima segunda-feira (17), mas, por ser véspera do início do recesso parlamentar, os líderes observaram que não haveria quórum suficiente.
“Eu estava disposto a votar na segunda-feira, mas houve consenso que no dia 2 de agosto há uma clareza de quórum e que a gente consegue votar”, disse Maia.
Segundo a defesa, a acusação é baseada em suposições. Após a vitória do governo na CCJ, o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, disse que Temer comemorou o resultado e disse que era uma “vitória da democracia e do direito”.
VOTAÇÃO NOMINAL – É a primeira vez que um presidente da República é denunciado ao STF no exercício do mandato. Para que a denúncia siga para o Supremo, são necessários pelo menos 342 dos 513 votos. A votação será nominal, com a chamada dos deputados ao microfone, que responderão ‘sim’ ou ‘não’, no mesmo formato da votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
O plenário irá apreciar parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que recomenda a rejeição da denúncia. O relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) foi aprovado nesta quinta após a derrota do parecer elaborado pelo Sergio Zveiter (PMDB-RJ).
Para garantir a vitória na CCJ, o governo patrocinou uma série de substituições entre os integrantes para reforçar o time de parlamentares fiéis a Temer. Com isso, o parecer de Zveiter foi rejeitado por 40 votos a 25.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Não ficou claro qual será o rito da sessão, que é absolutamente inédita, nunca houve pedido de processo criminal contra presidente da República. Dependendo do rito, a votação pode demorar muito. Vamos aguardar a definição da mesa da Câmara e das lideranças partidárias.  E tem algo estranho aí. O Planalto, através do líder Jucá, anunciou que a estratégia agora é não acelerar a votação, mas Rodrigo Maia já marcou para o dia 2. Vamos voltar ao assunto, com tradução simultânea. (C.N.)

14 de julho de 2017
Fernanda Calgaro
G1 Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário