"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 27 de maio de 2017

O BURACO É MAIS EM CIMA

O STF decidiu (há pouquíssimo tempo) sobre o início do cumprimento da pena logo após o julgamento em segunda instância. O Brasil aplaudiu. Foi o passo mais efetivo já tomado em direção ao fim da impunidade.

Essa questão já era pra ser página virada.

Agora parece que querem voltar ao status anterior. Por que será?

O STF é de fato um tribunal que só existe para acomodar os problemas dos grupos políticos que mandam nesse país. Os ministros - escolhidos por esses grupos - já não se preocupam mais em disfarçar isso.

Estou convicto de que não podemos mais seguir com um STF preenchido por escolha política. E igualmente estou convicto de que um ministro do STF não deveria ficar por décadas seguidas no tribunal.

Há de existir um termo, um limite temporal. Podemos ainda pensar num recall.

O Brasil hoje percebe que os políticos - a classe política em geral - montaram uma quadrilha que tomou de assalto o poder, aliás, os poderes.

Todos esses ministros do STF foram escolhidos exatamente por essa mesma classe política podre, decadente e amoral, que desfila sua vergonha diariamente nos noticiários de televisão.

O que poderíamos esperar de um STF que é escolhido, apontado e nomeado por uma quadrilha de políticos do crime institucionalizado?

Já pararam para pensar que a mesma inteligência política, isto é, a mesma plataforma governamental, que escolheu e manteve Paulo Roberto Costa para "atuar" na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, também escolheu diversos ministros do STF?

O que nos garante que essas escolhas não estariam, de certa forma, interligadas pela inteligência do mesmo projeto oligárquico de poder?

Essa composição do STF é o que há de pior para os ventos de mudança que estão em curso por força da Operação Lava Jato e da sociedade brasileira. Eles, os ministros do Supremo, estão em posição (e já parecem ensaiar) de frustrar todo o trabalho da Polícia Federal, Juiz Sérgio Moro e, ainda, todos os nossos legítimos anseios de justiça.

Vamos exigir, dos próximos deputados e senadores a serem eleitos em 2018, uma profunda reforma no STF, com estabelecimento de recall, de prazo fixo de 5 anos para o exercício de funções de ministro e do fim da escolha política para os todos os tribunais, por parte do executivo.

Não tenho dúvidas de que o STF é, neste momento crucial, um adversário da sociedade, pois foi composto por prepostos, por escolhidos, dessa elite política desonesta e criminosa que está acabando com o país.

Afinal, o que podemos esperar de ministros apontados por FHC, Lula, Dilma e Temer?


27 de maio de 2017
Jorge Pontes é delegado de Polícia Federal e ex-diretor da Interpol no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário