"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 21 de maio de 2017

NO DESESPERO, TEMER TENTA CRIAR UMA REALIDADE VIRTUAL QUE A PERÍCIA LOGO IRÁ DESFAZER

Resultado de imagem para fala de temer na tv
Temer logo será desmentido pela perícia da PF
Foi um brilhante discurso, não há a menor dúvida. Neste sábado, o presidente Michel Temer conseguiu fazer o melhor pronunciamento de sua vida. Saiu-se tão bem que logo suspeitei que estava usando aqueles teleprompters transparentes de última geração, um de cada lado da sala, porque durante toda a locução ele não olhou uma só vez para a frente, intercalava as frases sempre focando os mesmos pontos à direita e à esquerda, somente um autômato conseguiria proceder assim. De toda forma, foi um desempenho notável, ficou parecendo um discurso de improviso, mas as aparências enganam. O texto era impecável e incisivo, inteiramente redigido em frases curtas, ao contrário do estilo rococó e entediante de Temer. Portanto, foi coisa de profissional, João Santana não faria melhor.
Acontece que marketing é sinônimo de ficção. No pronunciamento, ficou claro que Temer não tem argumentos concretos e decidiu jogar todas as fichas na possibilidade de mudar as aparências das coisas, para criar uma realidade virtual que lhe seja favorável.
A PERÍCIA VEM AÍ – Sonhar ainda não é proibido, mas já se sabe que essa estratégia de Temer não vai dar certo, porque está inteiramente sustentada em alegações ilusórias.
Logo após o pronunciamento, começou o desmonte. O grupo J&F, dos irmãos Batista, divulgou nota oficial confirmando que não houve a “adulteração” denunciada por Temer. Além de dizer que a gravação não sofreu cortes nem manipulação, a empresa assinalou que existem documentos que comprovam a veracidade das delações.
“É natural que, nesse momento, em função da densidade das delações, surjam tentativas de desqualificá-las”, diz trecho da nota, acrescentando: “Quanto ao áudio envolvendo o presidente Michel Temer, Joesley Batista entregou para a Procuradoria Geral da República a íntegra da gravação e todos os demais documentos que comprovam a veracidade de todo o material delatado. Não há chance alguma de ter havido qualquer edição do material original, porque ele jamais foi exposto a qualquer tipo de intervenção.”
NÃO HOUVE CORTES – Essa briga de versões será fatal a Temer, que afirmou ter havido cerca de 50 cortes e adulterações na gravação, mas não aconteceu nada disso. Já se sabe que o resultado da perícia a ser feita pela Polícia Federal vai confirmar a conclusão a que chegou a equipe técnica da rádio CBN.
A caminho do Jaburu, o carro de Joesley Batista estava com o rádio ligado na CBN. Quando ele acionou o gravador, antes de entrar no Palácio, o equipamento captou o programa da rádio. Nervoso, Joesley esqueceu de desligar o rádio do carro. Entrou no palácio, foi para o subsolo com Temer. Quando a conversa acabou e retornou ao carro, o gravador continuava ligado e voltou a captar a programação da emissora.
Foram 38 minutos de gravação e os técnicos da CBN chegaram à conclusão de que não houve cortes nem adulterações, porque o tempo da conversa coincidiu exatamente com a duração da programação da rádio.
DEFESA ILUSÓRIA – Como se vê, quem está adulterando os fatos é o próprio Temer. Seu pronunciamento foi muito profissional e ele se saiu bem. Mas sua versão inevitavelmente vai bater de frente com a realidade dos fatos.
As irregularidades e crimes cometidos por Temer são múltiplos – omissão no exercício do cargo, corrupção passiva, obstrução da justiça, prevaricação. Não tem a menor condição de continuar na Presidência. Seu afastamento é somente questão de tempo. Os pedidos de impeachment já se acumulam na Mesa Diretora da Câmara e esta semana Ordem dos Advogados do Brasil vai apresentar mais um.
No Congresso, ninguém aposta um níquel na permanência de Temer, que está adotando a mesmo a estratégia de Dilma Rousseff e tenta se fazer de vítima. Os parlamentares já discutem a sucessão, a ser decidida em eleição indireta, 30 dias após o afastamento do presidente, seja por renúncia, cassação no TSE ou impeachment pelo Congresso.
###
PS – Temer já é figura fora do baralho, mas esqueceram de avisar a ele. Os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, que não podem perder o foro privilegiado, impediram que o presidente renunciasse e agora o incentivam a continuar resistindo ao inevitável massacre. Temer pensa que Padilha e Moreira são seus amigos, mas já se tornaram seus piores inimigos. É constrangedor.(C.N.)

21 de maio de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário