"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 21 de maio de 2017

DEPOIS DE OUVIDAS AS GRAVAÇÕES



Que o momento escolhido para trazer tudo isso que ja estava guardado ha tempo nas gavetas dos operadores do "sistema" à tona foi a perspectiva de aprovação iminente das reformas que, pela primeira vez na história, arranhariam de leve a incolumidade dos marajás agora abortadas para a estaca zero, não tem dúvida nenhuma. Mas mesmo mostrando, como mais uma vez mostraram, quem é que de fato governa o Brasil, lição de que a nação não se esquecerá ao longo do pesadelo que vem aí, terão de dobrar o lombo e voltar a discuti-las, e logo, porque a alternativa agora é a morte.

Esse serviço, venha o que vier, Temer já prestou à nação. Com todas as reservas com que tentou inutilmente evitar colidir de frente com o "marajalato" que, nem no dia de ontem, conseguiu encher uma praça inteira pelo país afora, está sabido e re-sabido o que é que está matando o Brasil.



É, também, horrivelmente fascinante para quem viveu as redações no tempo em que tudo era, antes de mais nada e acima de tudo, referido a isso, como o Brasil "não é matéria" para quem vive naquela tão longínqua e tão próxima estação espacial chamada Brasilia, seja para os que têm por função mandar-nos as chuvas de raios lá daquele Olimpo, seja para os que vivem nele apenas para cobrir a vida desses semi-deuses malignos.

Aquela doença pega! Uns com mais outros com menos dolo, ninguém perde uma frase que seja com as hemorragias que possam nos causar.

É preciso, agora, aprender a "ler" esse novo/velho Brasil. Como nunca ha uma novidade de fato, o verdadeiro fato para quem quer saber quem é que está movendo quais pauzinhos nessa nossa eterna briga de navalha no escuro é sempre EM QUE MOMENTO se usa aquilo que todo mundo sempre soube mas, segundo o jogo das cumplicidades, fingia não saber. Olhar a coisa assim é sempre elucidativo. A segunda chave para a compreensão da verdade é a tradicional, de que falava sempre Sherlock Holmes: a quem interessa o "furo" da vez (na atual quadra dosacontecimentos, tendo em vista 2018).



Isso posto, vamos às gravações do dia.

Aécio foi mesmo um acidente de percurso. Ele não é nem muito melhor, nem muito pior do que está à sua volta. Resista sempre ao barulho ou seu cérebro vira um camaleão! Mas tornou-se uma questão resolvida.

Já a gravação Joesley x Temer parece, em primeira audição, menos inofensiva do que seria bom para o Brasil e do que fazia crer a confusa descrição dela feita por O Globo. Para o que interessa, que são as reformas, nada se alteraria mais depois da simples detonação do tiro, não importa onde ele viesse a acertar. Mesmo assim, justiça seja feita. O caso só não é absolutamente claro ainda porque o que está lá é um longo monólogo de Joesley pontuado por murmúrios de Temer. O contexto é o que lhe dá sentido; a mala de dinheiro no final é que pretende ser o "fio terra" que "arruma" aquela coisa tão confusa que é sempre passivel de ser moldada "a gosto". Bandidagem para tanto é que não falta por nenhum lado que se olhe o cenário...

Excepcionalmente desta vez, porém, existe uma maneira de tirar isso 100% a limpo. É ir saber, na Petrobras e no Cade, qual era a situação do contrato de fornecimento de gas para a alteração do qual Joesley teria pedido a ajuda de Temer. Checando qual foi a alateração havida no contrato, se é que houve alguma, e em que valores resulta essa alteração ficaremos sabendo se a "semanada" de R$ 500 mil ao longo de 20 anos realmente faz sentido e se já estava na hora de começar a ser paga, o que nos dirá quanto Temer tem ou não tem a ver com isso.

No mais é desmaiar porque amanhã tem mais.



21 de maio de 2017
vespeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário