"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A MENTE CRIMINOSA

A mente dos criminosos funciona como a de qualquer pessoa egoísta, mimada, invejosa e ressentida.
O delinquente não é o coitado, fraco e oprimido imaginado pelos socialistas utópicos. Ele se acha forte, poderoso e superior aos demais, sobretudo se estiver com um revólver na mão.

Cioso de seus direitos, não tem nenhum compromisso com o dever, salvo o de contribuir com sua parte para a consecução do objetivo criminoso do grupo a que pertence.
O mundo gira ao seu redor. Se fosse o Galo de Chantecler, teria certeza de o que sol nasce porque ele canta.
Mimado, não aceita ser contrariado, tanto que toma à força os bens de outrem e violenta as mulheres temendo ser recusado por elas. O delinquente imagina que, se não for a vez dele, será de outro e então ele ataca.

É como o lançador de chiste e contador de piadas que se aborrece quando a brincadeira é feita ironizando ele.
Não importa se a vítima adquiriu seu celular com sacrifício, em 12 prestações mensais. Ostentou, perdeu! E a gente acaba se acostumando com isso. A própria polícia recomenda esconder tudo. Para que comprar um brinco ou um relógio se não vai ser possível usá-los?

Na rua, gosta de fazer o que lhe dá na veneta: ultrapassa como louco, avança sinal vermelho, fura fila, ameaça professor para conseguir ser aprovado, bate nos pais, violenta a meia-irmã, incomoda o vizinho com o som a toda altura e trata as demais pessoas com descortesia, mas no presídio impõe ordem e decreta a morte do colega de cela por causa de um flato ou de uma palavra mal colocada dita em dia de visita.

O criminoso é radicalmente contra a pena de morte, mas aplica a pena capital para determinados tipos que chegam ao presídio e a primeira coisa que faz durante uma rebelião é decepar a cabeça dos rivais. Muitos circulam entre nós.


27 de fevereiro de 2017
Miguel Lucena - Delegado da PCDF e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário