"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 4 de dezembro de 2016

EM CUBA, LULA AFIRMA QUE A MEMÓRIA DE FIDEL FOI DESRESPEITADA NO BRASIL


Dilma, Lula e Maduro são considerados benfeitores de Cuba
Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff chegaram neste sábado (3) a Santiago de Cuba para as homenagens póstumas a Fidel Castro. O líder cubano morreu no último dia 25, aos 90 anos. A defesa de Lula havia informado ao juiz Sergio Moro, na última quinta-feira, que o petista viajaria à ilha entre os dias 4 e 5 de dezembro.
Os dois desembarcaram no aeroporto internacional Antonio Maceo, onde foram recebidos pelo presidente da Bolívia, Evo Morales. No local, Lula afirmou à imprensa que Fidel Castro era “o último mito vivo”. “Tive o prazer de conviver com Fidel por quase 30 anos. Antes, durante e depois da minha presidência. Poucas vezes conheci uma pessoa com o comportamento e dignidade de Fidel”, disse.
O ex-presidente disse, ainda, que ficou “muito nervoso” com a repercussão da morte do líder cubano na imprensa brasileira. “Eles não trataram o Fidel com o respeito que ele merece. Qualquer um tem o direito de discordar, mas as pessoas não podem perder o respeito”, reclamou.
SEM PROIBIÇÃO – Atualmente réu na Justiça Federal em Curitiba, acusado de receber R$ 3,7 milhões em propinas da OAS, Lula não está proibido de viajar. Pela lei, ele só é obrigado a notificar sobre sua eventual saída do país, indicando onde vai ficar, caso viaje por mais de uma semana.
Apesar disso, a defesa do ex-presidente optou por avisar a Moro e aos outros juízes responsáveis pelos processos envolvendo o petista. Ele responde a outras duas ações penais na Justiça Federal no Distrito Federal e a um inquérito no Supremo Tribunal Federal.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Lula e sua convidada Dilma viajaram em um jato particular. Ainda não se sabe quem cedeu o avião ou pagou o frete. Mas não há risco de que peçam asilo lá. A família Lula prefere o Uruguai, onde o filho mais novo, Luís Cláudio, já está morando. Apesar de ser um bem sucedido “consultor”, Luís Cláudio decidiu parar as atividades de suas empresas em São Paulo e se mudou para o Uruguai, contratado para ocupar o importante e disputado cargo de preparador físico da equipe juvenil do Juventud de Las Piedras, um clube de futebol de terceira categoria. E a imprensa uruguaia especula que Lula seria o verdadeiro dono de uma mansão que está desocupada em Punta del Este, que está em nome do empresário offshore ligada ao empresário Alexandre Grendene Bertelle, muito amigo do ex-presidente. Em sociedade tudo se sabe, diria nosso amigo Ibrahim Sued. (C.N.)

04 de dezembro de 2016
Deu no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário