"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 4 de dezembro de 2016

CÂMARA PAGA VIAGENS E DIÁRIAS PARA DEPUTADOS FAZEREM TURISMO NO EXTERIOR


Nelson Pellegrino visita vinícola na França, na viagem turística
A Câmara dos Deputados bancou, com passagens aéreas e diárias, 1.283 viagens de deputados federais ao exterior desde 2010, em uma média de uma decolagem a cada dois dias. Levantamento da Folha em dados oficiais da Casa e em relatórios apresentados pelos parlamentares mostra um variado leque de motivações, destinos e explicações para as chamadas missões oficiais, que chegaram a 69 países dos cinco continentes, com especial predileção por Estados Unidos, Suíça e França.
O grosso das justificativas defende o conhecimento in loco de realidades diversas, além do estreitamento de parcerias com governos, parlamentos e empresários de outros países – o que não raro inclui turismo ou atividades de duvidoso proveito legislativo.
DOIS RECORDISTAS – Os campeões de viagens ao exterior são Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) e Claudio Cajado (DEM-BA). O roteiro da dupla totaliza 21 países das Américas, Europa e Ásia.
Mudalen fez 28 viagens desde 2010 e está atualmente na 29ª, segundo seu gabinete – esta, ainda sem registro no órgãos de transparência da Casa. Percorreu 
Canadá, China, Espanha, EUA, França, Itália, Líbano, Peru, Rússia, Suíça e Turquia. O vice-campeão, Claudio Cajado, esteve no Cazaquistão, Chile, Coreia do Sul, Cuba, Equador, EUA, França, Japão, Polônia, República Tcheca, Suíça, Ucrânia e Vietnã.
A viagem anterior de Mudalen havia sido no início de novembro como observador da Assembleia-Geral da ONU. O relatório da viagem tem fotos do deputado no evento e é escrito em primeira pessoa, mas traz trechos copiados na íntegra, sem citação da fonte, do release da assembleia divulgado pela página em português da ONU.
SALÃO DO CHOCOLATE – Nelson Pellegrino (PT-BA), por exemplo, é um dos que mais receberam autorizações, 14 no total, para viagens ao exterior desde 2010. Quatro delas para a França, onde participou de encontros da área de defesa em Paris, Bordeaux, Cherbourg-Octeville, Lorient e Toulon.
A última, em outubro deste ano, foi para visitar o Salão do Chocolate de Paris, ocasião em que publicou em redes sociais fotos do evento, entre elas a de um gorila de chocolate gigante.
Pellegrino, até julho secretário de Turismo da Bahia (mais tradicional região produtora do cacau do país), também visitou uma região produtora de vinhos. Recebeu da Câmara R$ 7.750 em diárias, mais passagens.
HOMENAGEM – Em maio, três deputados embarcaram para Nova York com o único objetivo de serem homenageados pela comunidade brasileira local. Geovania de Sá (PSDB-SC) mereceu a láurea por ter apresentado projeto que estabelece para famílias pobres gratuidade no traslado de corpos de brasileiros mortos no exterior. Apresentado em outubro de 2015, o projeto está na estaca zero, sem nenhum indicativo de que vá avançar.
Outro integrante da comitiva, Jovair Arantes (PTB-GO) registrou no relatório à Câmara ter sido homenageado pela “relevância nacional” do seu trabalho e pela “postura de atenção” com seu Estado. Ele havia acabado de ser o relator do pedido de impeachment de Dilma Rousseff.
“LAGO DOS CISNES” – Uma das mais opulentas viagens de deputados ao exterior foi encabeçada em 2015 pelo então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso. A comitiva levou 20 congressistas e pelo menos oito mulheres dos parlamentares a encontro na Rússia, mas o roteiro incluiu turismo em Israel, Paris e uma apresentação do “Lago dos Cisnes” no Bolshoi, em Moscou.
Mesmo comissões que despertam pouco interesse entre os deputados motivam deslocamentos internacionais. Tome-se o caso da comissão que analisa a unificação no país das polícias Civil e Militar, tema com pouquíssima chance de prosperar no Congresso. Instalado há mais de um ano, o colegiado teve como único resultado no último mês a aprovação de um requerimento.
Apesar disso, parlamentares foram a cidades da Alemanha, França e Itália sob o argumento de conhecer o sistema de segurança público local. Os próximos destinos são Nova York, Canadá e Chile.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É uma prática inaceitável, que revela o despreparo mental dos deputados e dos dirigentes da Câmara, que autorizam essas viagens, que são pagas pelos contribuintes. E o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mantém a permissividade, de olho na reeleição ao cargo. Essas pessoas precisam ser escorraçadas da política. (C.N.).

04 de dezembro de 2016
Ranier Bragon e Débora Álvares

Nenhum comentário:

Postar um comentário