"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 4 de dezembro de 2016

CONFISSÃO PÚBLICA DA ODEBRECHT EXPÕE TOTALMENTE OS QUE RECEBERAM PROPINA


Resultado de imagem para LISTA DA ODEBRECHT CHARGES
Charge do Nani (nanihumor.com)
O título sintetiza, a meu ver, a face menos aparente do pedido de desculpas através do qual a Odebrecht encaminhou sua delação premiada à Procuradoria-Geral da República. Assinado por Emílio Odebrecht e seu filho Marcelo – reportagem de Cleide Carvalho e Jaílton de Carvalho, O Globo de sexta-feira -, na verdade reduz ao mínimo o espaço restante aos acusados de receber propina para aumentar o preço dos contratos da empresa com diversas escalas do poder público, federal e estadual.
Claro. Porque a Odebrecht dispõe-se a devolver nada menos que 6,8 bilhões de reais. Mas esta quantia refere-se à parte da campanha no processo escandaloso de suborno. Não à parte, evidentemente, do dinheiro entregue aos ladrões e intermediários do assalto que abalou o governo e o próprio Brasil.
Isso porque a Odebrecht responde por si, não podendo responder pela legião de ladrões que extorquiam e se alimentavam à sua volta. Como verdadeiros satélites da roubalheira em massa.
SERÃO SÓ 200? – Quantos são eles? Calcula-se em torno de duas centena de deputados, senadores, ministros, ex-ministros, governadores e ex-governadores, ficando por aqui para não alongar ainda mais a lista negra de corruptos que roubaram a população, todos nós, e entre as consequências levaram na realidade à queda da ex-presidente Dilma Rousseff e ao desemprego que está sufocando doze milhões de trabalhadores    em todo o país.
A relação dos destinatários do propinoduto finalmente vai emergir de todo. Acentuo de todo, porque uma fração já se encontra no domínio da opinião pública, inclusive com fotos na imprensa e filmagens na televisão. Nestes casos, o contexto da Odebrecht não será apenas uma revelação, mas sim um processo de confirmação.
Mas o que poderá ser acrescentado ao lado de cada nome será a respectiva quantia recebida se por diversas vezes ou não, e como o suborno foi pago, tanto no Brasil quanto no exterior, se em reais, dólares ou euros, e quais locais e se diretamente aos parceiros do assalto ou a representantes seus.
DOAÇÕES DE CAMPANHAS – Terá de ser desvendado também o mistério das doações para campanhas eleitorais e os valores declarados ao Tribunal Superior Eleitoral. Porque são planos distintos. Uma doação de, digamos, dois milhões, pode ter sido registrada no TSE como de 1 milhão de reais. Neste ponto entra o caixa dois de sempre.
Tanto assim que direções partidárias, ao confirmarem o registro de quantias recebidas, fogem da informação principal: o montante do valor declarado pelas legendas será o mesmo que o valor transportado pela empresa doadora? Isso de um lado.
De outro, para qual endereço foi despachada a diferença. A Odebrecht possui tudo isso anotado. Caso contrário, não teria havido corrupção à sua sombra. E se não tivesse ocorrido, porque motivo a empresa praticou sua confissão pública? Não teria lógica, não faria sentido.
HÁ PROVAS – Afinal de contas, a Odebrecht possui provas para sustentar as informações sobre as quais baseia sua própria confissão de culpa.
Assim, a colocação das provas à luz da imprensa e da opinião pública vão construir um verdadeiro tribunal da consciência brasileira.
O país sai da esfera da farsa gigantesca e ingressa numa nova fase de sua história. A confissão da Odebrecht vai expor os corruptos e as etapas dos roubos ao país, que foi assaltado conjuntamente por bandos de ladrões, sobretudo de casaca que sempre acreditaram na impunidade.
Erraram.

04 de dezembro de 2016
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário