"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 19 de novembro de 2016

CALERO ACUSA GEDDEL DE ASSEDIÁ-LO POR OBRA EM REGIÃO TOMBADA

RESISTIU À PRESSÃO
MINISTRO EXPÕE PRESSÃO DE GEDDEL POR OBRA EM ÁREA TOMBADA

CALERO REVELOU QUE GEDDEL QUERIA PARECER TÉCNICO PARA FAVORECER SEUS INTERESSES PESSOAIS (FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM E VALTER CAMPANATO/ABR)

Ao justificar sua saída da pasta da Cultura do governo de Michel Temer, o ministro demissionário Marcelo Calero acusou o ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima de assediá-lo moralmente para que produzisse parecer técnico para favorecer seus interesses pessoais junto ao setor imobiliário da capital de seu reduto político, na Bahia.

Segundo Calero foram mais de cinco investidas do articulador político do governo Michel Temer, por telefone e pessoalmente, para tentar convencê-lo de atuar junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para aprovar o projeto do empreendimento imobiliário La Vue Ladeira da Barra, que prevê o erguimento de cerca de 30 andares nos arredores de uma área tombada em Salvador.

Em entrevista à Folha, Calero denunciou que Geddel teria dito em pelo menos duas dessas conversas que possuía um apartamento no empreendimento que dependia de autorização do órgão subordinado à pasta da Cultura. 
A autorização havia sido concedida pelo Iphan da Bahia, comandado por indicação de Geddel, depois foi vetada pelo Iphan Nacional, presidido por Kátia Bógea, que adequou o projeto para 13 andares.

"[Geddel] me repetiu no dia 31: 'Já me disseram que o Iphan vai determinar a diminuição dos andares. E eu, que comprei um andar alto, como é que eu fico?'. 
No evento da Ordem do Mérito Cultural, ele disse: 'E as famílias que compraram aqueles imóveis? Eu comprei com a maior dificuldade com a minha mulher'. 
Entendi que tinha contrariado de maneira muito contundente um interesse máximo de um dos homens fortes do governo”, afirmou, ao justificar o pedido de demissão, cujo destinatário, Michel Temer, teria pedido para que fosse reconsiderado.

Calero será substituído pelo o deputado paulista Roberto Freire, presidente nacional do PPS.

O Diário do Poder procurou a assessoria de imprensa de Geddel e aguarda a manifestação do ministro.



19 de novembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário