"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

ATÉ QUANDO TRAMARÃO CONTRA A NAÇÃO? OS POLÍTICOS E A DESCONFIANÇA DO JULGAMENTO POPULAR. TEMEM O PROVÉRBIO 'VOX POPULI, VOX DEI'.

DEPUTADO QUER PROIBIR TRANSMISSÃO DE JULGAMENTOS DO STF PELA TV
OBJETIVO É PROTEGER QUEM NÃO FOI CONDENADO, DIZ DEPUTADO


PROJETO VETA TRANSMISSÃO DE JULGAMENTO DO STF NA TV JUSTIÇA. FOTO: DIDA SAMPAIO / AE


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara analisa substitutivo do deputado Silas Câmara (PRB-AM) proibindo a transmissão ao vivo de julgamentos do Supremo Tribunal Federal, através da rádio e TV Justiça. 

O projeto atende a antiga queixa de advogados criminalistas. Eles acham que a transmissão contaminaria a isenção do julgador, que ficaria sujeito a priorizar o clamor das ruas em detrimento dos autos.

Silas Câmara alega que a “midialização” de julgamentos expõe a vida, a família, a história e o futuro de pessoas antes de serem sentenciadas.

O projeto que quer impedir a transmissão dos julgamentos nos tribunais “para preservar a imagem, a honra e a dignidade da pessoa humana“.

A CCJ da Câmara vai examinar se o projeto conflita com os direitos constitucionais à informação e à liberdade de expressão.



15 de novembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário