"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

PREFEITO PAULISTANO COM HISTÓRICO BAIANO

A aproximação das origens de João Doria Junior, o novo prefeito eleito de São Paulo, com o povo baiano parece ser bem maior do que a historiografia política do país tem registrado. 
O destaque é sempre em relação ao pai dele, o publicitário, psicólogo e político João Agripino da Costa Doria Neto, eleito Deputado Federal pela Bahia e exilado pelo governo militar a partir da cassação dos direitos pelo Ato Institucional numero Um, de 1964.

João Doria Neto, que morreu em 2000, não parece ter contado muito coisa ao filho empresário sobre a fabulosa arvore genealógica dos Doria. 
A avó materna dele era do ramo Barbosa de Oliveira, o mesmo do advogado baiano Rui Barbosa. 
O levantamento foi feito ontem pelo professor e fotógrafo Paulo de Tarso Nascimento, Publisher do clipping de notícias Tarso Marketing. Mandou uma mensagem a São Paulo e num piscar de olhos recebeu e-mail com reposta e agradecimento, do novo prefeito eleito.


07 de outubro de 201'6

Contribuição de Arthur Jorge C. Pinto

Tribuna da Bahia
www.tribunadabahia.com.br
Jornal de Salvador que atua de forma mais independente dentro da politica que marca a imprensa local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário