DEPUTADO TEVE O APOIO DO GOVERNO TEMER E DA ANTIGA OPOSIÇÃO
O DEPUTADO RODRIGO MAIA É DO DEMOCRATAS DO RIO DE JANEIRO. FOTO: FÁBIO R. POZZEBOM/ABR |
Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, numa vitória em que o Palácio do Planalto exerceu papel fundamental para que o parlamentar carioca derrotasse o rival Rogério Rosso (PSD-DF), candidato do "centrão" e do ex-presidente Eduardo Cunha. Maia também recebeu o apoio da antiga oposição.
O novo presidente da Câmara vai exercer o mandato até fevereiro de 2017, em um mandato "tampão", sucedendo Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo. Maia obteve 285 votos e o segundo colocado, Rogério Rosso (PSD-DF), 170. Ao ser proclamado o resultado, o grupo vencedor gritou "fora Cunha".
Depois de um intervalo de 1h14, a Câmara dos Deputados retomou a sessão que elegeu o novo presidente da Casa. Rodrigo Maia discursou por dez minutos, seguido de Rosso, que contava com o apoio da turma do ex-presidente Eduardo Cunha. No primeiro turno, Maia obteve 120 votos e Rosso, 106. A votação teve início por volta das 23h45. Para ser eleito, o candidato precisava obter a maioria simples dos 495 parlamentares presentes na sessão da noite desta quarta-feira.
14 de julho de 2016
diário do poder
Nenhum comentário:
Postar um comentário