"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de julho de 2016

PROCURADOR DALLAGNOL DIZ QUE A OPERAÇÃO LAVA JATO ESTÁ CORRENDO CADA VEZ MAIS RISCOS


Desde o primeiro dia a Lava Jato sofre ataques, diz procurador

















O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, declarou que a operação ou investigações semelhantes correm risco com a aprovação de leis que delimitem a sua atuação. A maior preocupação é sobre projetos que impedem a delação premiada. A declaração foi dada na noite desta quinta-feira (7), após a sua palestra no encerramento do congresso da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital, no Rio.
“A Lava Jato corre risco desde o seu primeiro dia, mas esse risco se intensificou à medida que o número de investigados cresceu, principalmente investigados influentes e poderosos. Eu não tenho dúvidas de que as iniciativas continuarão a existir. E, neste processo, a nossa única defesa é a sociedade. Por isso, a sociedade e a imprensa devem ficar atentas ao que está acontecendo”, afirmou.
PROJETOS RESTRITIVOS – O procurador se mostrou preocupado com a tramitação de projetos no Congresso Nacional que vedam a delação premiada. Atualmente, há oito projetos desse tipo, sendo sete na Câmara Federal e um no Senado.
De acordo com Dallagnol, 70% dos casos de delação da Lava Jato foram obtidos com réus soltos. Segundo ele, a medida ajudou na recuperação de bilhões desviados dos cofres públicos.
“O oferecimento do projeto sobre esse pacote não pode ter outra razão senão atrapalhar a investigação”, disse.
Durante pouco mais de uma hora, Deltan Dallagnol falou à uma plateia de executivos sobre a operação Lava Jato e o projeto de “Dez medidas contra a corrupção”, que trata de propostas de mudanças na legislação para dar celeridade aos processos judiciais, além de endurecer as punições para casos de corrupção.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Parece que estamos de volta aos tempos de Glauber Rocha, não somente porque em Brasília a terra está em transe, como também é na capital que vem sendo travada a nova batalha entre o dragão do mal contra o santo guerreiro. (C.N.)


09 de julho de 2016
Marco Antônio Martins
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário