"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 18 de junho de 2016

CANADÁ APROVA LEI QUE REGULAMENTA EUTANÁSIA NO PAÍS

SUPREMA CORTE HAVIA DECIDIDO EM 2015 QUE LEI EXISTENTE ERA INCONSTITUCIONAL

PROJETO FOI APROVADA POR CÂMARA E SENADO E RECEBEU O CONSENTIMENTO REAL - FOTO: DIVULGAÇÃO


O Canadá legalizou nesta sexta-feira (17) a eutanásia, após o Senado aprovar um controvertido projeto de lei, criticado tanto pelos defensores do tema como por seus opositores.

O projeto foi aprovado no Senado por 44 votos a favor e 28 contra. Na votação na Câmara dos Deputados, foram 190 votos a favor e 108 contra.

Após a aprovação pelo Senado, o texto legislativo recebeu o consentimento real - um processo formal pelo qual o chefe do Estado autoriza os projetos de lei aprovados pelo Parlamento - e a lei foi promulgada.

O projeto para regulamentar a eutanásia foi uma exigência da Suprema Corte do país, que decidiu em fevereiro de 2015 que a lei existente na época, que penalizava a eutanásia, era inconstitucional.

O Supremo afirmou na sentença que a eutanásia deveria estar disponível para qualquer pessoa que sofresse uma "condição médica dolorosa e irremediável". O projeto de lei aprovado limitou o acesso à eutanásia aos doentes terminais.


18 de junho de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário