"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS ESPERAM, A LAVA JATO NÃO TEM DATA PARA TERMINAR



Deltan Dallagnol explica que a Lava Jato é imprevisível
















A operação Lava-Jato é “imprevisível” e, por isso, não é possível estabelecer um prazo para o fim das investigações. O recado foi dado pelo procurador da República Deltan Dallagnol. “É difícil prever o fim, mas poderia dizer que, com certeza, não existe um marco próximo para acabar”, disse, na contramão de recente discurso do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que defendeu que a operação tenha hora de parar.
Coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol não citou o nome do ministro do governo Michel Temer, mas disse que delações têm acontecido frequentemente, o que pode expandir o campo de trabalho dos procuradores. “As investigações são muito dinâmicas Quando elas se expandem, não dá para colocar um marco. É uma investigação em andamento e as investigações são muito dinâmicas, imprevisíveis”, disse.
NOVOS ELEMENTOS –  O procurador explicou que, quando os acordos de colaboração trazem novos elementos, a investigação avança. E como não é possível prever o rumo das investigações ou o conteúdo de eventuais novas delações, também não é possível prever o fim das investigações. “Sempre que você encontra uma nova ligação, você pode expandir a investigação para novas frentes”, disse.
Uma dessas frentes é a Caixa Econômica Federal. O banco estatal já está no radar dos procuradores desde a delação de André Vargas, mas a investigação vai aumentar, porque o ministro-relator Teori Zavascki homologou a delação de Fábio Cleto, ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa . A investigação neste banco federal está “em plena expansão”, segundo o procurador. “O grande esquema da Petrobras não é isolado. Não há razão para só existir na Petrobras”, disse.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A reportagem do Correio fez uma “interpretação livre” das palavras de Eliseu Padilha. O ministro afirmou que a Lava Jato terá de atingir um ápice e depois refluir, o que é o óbvio, e até manifestou preocupação com a possibilidade de um refluxo do tipo Mãos Limpas, na Itália. Aqui no Brasil, o auge será a prisão de Lula, é claro, mas ainda deve demorar um pouco, até saírem as delações de Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro. (C.N.)

27 de junho de 2016
Deu no Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário