"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

SARNEY AFIRMA QUE "DITADURA DA JUSTIÇA ESTÁ IMPLANTADA"

AFIRMAÇÕES ESTÃO NOS ÁUDIOS GRAVADOS POR SÉRGIO MACHADO E ENTREGUES À PGR

AFIRMAÇÕES ESTÃO NOS ÁUDIOS GRAVADOS POR SÉRGIO MACHADO E ENTREGUES À PGR. FOTO: ANTONIO CRUZ/ABR

Em diálogo gravado e de posse da Procuradoria-Geral da República o ex-presidente José Sarney (1985/1990) criticou pesadamente o Judiciário brasileiro. "A ditadura da Justiça tá implantada", disse Sarney, em meio a conversa com citações ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Sarney (PMDB-AP) conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, alvo da Lava Jato. Em dezembro de 2015, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Catilinárias e fez buscas na residência de Machado. Acuado, o executivo decidiu gravar conversas com expoentes do PMDB, como o ex-ministro do governo interino Michel Temer, Romero Jucá, e o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O diálogo entre Sarney e Sérgio Machado ocorreu em março. Em dado momento eles atacam o Judiciário e sobraram hostilidades também para a imprensa. "Não teve um jurista que se manifestasse. E a mídia tá parcial assim. Eu nunca vi uma coisa tão parcial. Gente, eu vivi a revolução. Não tinha esse terror que tem hoje, não. A ditadura da toga tá f..." disse Machado.

"A ditadura da Justiça tá implantada, é a pior de todas!", respondeu Sarney. Machado completou: "e eles vão querer tomar o poder. Prá poder acabar o trabalho". (AE)

27 de maio de 2016
diario do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário