"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 28 de maio de 2016

O 'JEITINHO' DO IMPEACHMENT BRASILEIRO

CULTURA

Revista inglesa critica a cultura do jeitinho brasileiro que vê refletida no processo de impeachment contra Dilma Rousseff



Deputados favoráveis ao impeachment na Câmara (Foto: Flickr)


A última edição da revista inglesa Economist traz um artigo sobre o chamado “jeitinho brasileiro”. Para explicar o termo, o artigo compara o termo a outras palavras da língua portuguesa que não podem ser traduzidas para o inglês, como “saudade” e “cafuné”.

O termo é definido como uma forma de burlar regras e leis, usando a esperteza ou, por vezes, a ilegalidade. O primeiro exemplo dado é o impeachment de Dilma Rousseff, “uma presidente de baixa popularidade que não foi acusada de crimes sérios”. O jeitinho, neste caso, é uma forma de contornar a Constituição, diz a revista.

O artigo cita uma pesquisa conduzida em 2006 pelo cientista político brasileiro Alberto Almeida, que diz que dois terços dos brasileiros reconhecem usar o jeitinho no seu dia a dia. Como exemplos, são citados desde restaurantes que oferecem almoços a policiais para que sua rua seja patrulhada, passando por professores universitários que aprovam falsos relatórios para que seus alunos não precisem prestar estágio (exigido por muitas universidades para a formatura), adultos que levam crianças ou idosos a bancos e hospitais para furar fila, a prática de utilizar “laranjas” para burlar impostos e criar empresas de fachada, até as “gambiarras”, que transformam um ferro de passar em uma sanduicheira e um copo de isopor, afixado a um garfo, em uma colher.

Alguns intelectuais, diz a revista, acreditam que os católicos, tentados a ver a confissão como uma alternativa à obediência, são mais suscetíveis ao jeitinho. Outros sugerem que sociedades mestiças como a brasileira são flexíveis quanto a leis, assim como etnias. Talvez a desigualdade exerça um papel: se os ricos e poderosos contornam as leis, por que as classes mais baixas não podem?

O artigo termina dizendo que Roberto DaMatta, o antropólogo brasileiro, acha que o Brasil pode estar caminhando em direção a normas anglo-saxônicas, nas quais as leis são obedecidas, ou simplesmente não existem. Se isso acontecer, a satisfação que muitos brasileiros tiram de usar o jeitinho pode deixar saudade.



28 de maio de 2016
in opinião e notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário