"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

JANOT NÃO FACILITOU A VIDA DE LULA. LULA NÃO TEM FORO PRIVILEGIADO.


Aliados do ex-presidente esperam uma nova rodada de críticas a Dilma no encontro

Na sua coluna, Merval Pereira traz esclarecimentos sobre a inclusão de Lula na Lava-Jato, sempre dando crédito ao jurista Cosmo Ferreira, que o assessora em matérias jurídicas.
Em primeiro lugar, Merval Pereira explica que o delegado Josélio Souza não pediu autorização ao STF para ouvir Lula, visto que o ex-presidente não tem foro privilegiado. Apenas requereu ao STF mais 80 dias para continuar as investigações que incluem Lula. 

Em segundo lugar, o colunista de O Globo afirma que não estaria entre as atribuições de Rodrigo Janot determinar como Lula será ouvido, se na condição de testemunha ou investigado.
Merval Pereira termina o seu artigo da seguinte forma:
"Mesmo que o Procurador-Geral Rodrigo Janot tenha extrapolado suas prerrogativas segundo alguns especialistas, por excesso de zelo ou outras razões, o fato de definir o papel de Lula no inquérito como de testemunha, e não investigado, não facilitará a vida do ex-presidente.
Ele terá que assumir o compromisso de dizer a verdade. Não poderá, por exemplo, ficar em silêncio, um direito do investigado. 

A mentira, se constatada pela Autoridade Policial, ou pelo Ministério Público, ou pelo Juiz, seja no momento do depoimento ou após, implicará infração prevista no Código Penal."
Como dizer a verdade é uma impossibilidade quase fonética para Lula, ele infringirá o Código Penal.

29 de setembro de 2015
O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário