"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

INSTITUIÇÃO SOFRE AMEAÇAS


O partido, que infelizmente tomou conta do poder há 13 anos, continua agindo como se o Brasil fosse propriedade sua, não respeita as leis vigentes e pisa na Constituição. Está ameaçando o Ministro João Augusto Nardes do Tribunal de Contas da União (TCU), relator das contas da governanta, ano de 2014.

Transformou o Estado em propriedades privadas de partidos, verdadeiros feudos – Petrobras, Eletrobrás e BNDES estão nas mão de bandidos da pior espécie, além de acreditarem que existe dinheiro público e, o pior, acreditam que esse dinheiro é propriedade sua, e tentam impedir qualquer ação da Justiça no sentido de tornar pública a podridão reinante, resultante dos conchavos costurados nos podres porões do poder central.

Aprendi que não existe dinheiro público, todo dinheiro é privado, é meu, é seu, é resultado da arrecadação de impostos. O governo não produz dinheiro, cabe ao mesmo só arrecadar e administrar  com honestidade e transparência esse bem. Porém nesses últimos 13 anos, o que vemos é assalto ao erário e o que sobra é jogado no lixo, consequência de uma incompetência administrativa característica de um Estado aparelhado, onde a meritocracia passa longe na escolha dos cargos públicos de chefia.

Para onde se olha, só se vê sindicalistas incompetentes ocupando altos cargos na administração federal e também nas administrações estaduais e municipais, onde o Partido dos Trabalhadores (PT) exerce seu reinado. Eles recebem altos salários e cuja única obrigação é repassar um alto percentual do ganho ao partido.

A sociedade civil tem que se posicionar e exigir o fim desse desgoverno, que gradativamente destroi o país. Vamos lutar para ver a governanta fora da presidência, seja por renúncia (um gesto de dignidade), seja por cassação do diploma (crime de responsabilidade fiscal – TCU), seja por impeachment (estelionato eleitoral – Congresso); todos são meios legais e constitucionais.

Mas não podemos esquecer que atualmente no país tudo se compra e tudo se vende; ética e moral são princípios que há muito desapareceram, e como temos uma oposição covarde que não toma iniciativas sérias, são adeptos de toalhas quentes, poderá nada acontecer. Resta portanto ao cidadão comum tomar a iniciativa e aumentar o barulho das ruas.

Talvez assim consiga acordar os militares de seu “sono”, que já dura 13 anos e retirá-los do berço esplêndido.

18 de setembro de 2015
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário