"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

ITAMAR FRANQUEZA

SAUDADES DO PRESIDENTE ITAMAR, QUE ERA FRANCO ATÉ NO NOME




Itamar Franco foi um político verdadeiramente exemplar
















O ex-presidente Itamar Franco não media as palavras quando se referia a José Serra, a Fernando Henrique Cardoso, a Aécio Neves e a ele próprio. Confiram essas declarações dele:
  • “O Serra deveria ter a decência de dizer que os genéricos surgiram no Governo Itamar; não pelo Itamar, mas pelo grande ministro da Saúde que foi o Jamil Hadad.”
  • “O Serra nunca apoiou o Plano Real. Posso dizer porque fui presidente da República. Desde o início ele tentou bombardear o Plano.”
  • “Fernando Henrique entende menos de Matemática do que eu, entende tanto de Economia quanto eu. Talvez, eu até entenda mais de Economia do que ele.”
  • “O Fernando Henrique não reconhece que foi eleito por mim e que o Plano Real aconteceu no meu Governo.”
  • Eu nunca permiti, nunca, desde prefeito, jovem prefeito que fui, nunca permiti que a corrupção se alastrasse nas minhas administrações. Corrupção não.”
  • “Uma vez me perguntaram: — Já leu o livro do Fernando Henrique? Eu respondi: — Não li e não gostei.”
  • “O Aécio hoje é a maior liderança nacional. Mais do que o Lula, porque o Aécio é democrata. Um presidente que vai a Minas dizer que não pode ter senador de oposição, que zomba da imprensa, que zomba da Constituição, não é democrata.”
  • “Eu acho que a única coisa que a oposição não poderá fazer é se calar. A oposição precisa ser oposição, sem trégua.”
23 de abril de 2015
Roberto B.H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário