"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 26 de abril de 2015

CPIS DO BNDES E DOS FUNDOS DE PENSÃO ESTÃO NO FINAL DA FILA





















Mais um pedido de criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) foi apresentado hoje à Câmara dos Deputados por líderes dos partidos de oposição ao governo. A oposição conseguiu as assinaturas de 186 deputados de 24 partidos em requerimento para a criação de CPI a fim de investigar indícios de aplicação incorreta dos recursos e de manipulação na gestão de fundos de previdência complementar.
No requerimento, os deputados propõem que sejam investigadas as gestões da Fundação dos Economiários Federais – Funcef; Fundação Petrobras de Seguridade Social – Petros; Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ; e do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos – Postalis, no período de 2003 a 2015.
Na justificativa do requerimento, os líderes da oposição, que assinaram e encabeçaram o documento para a criação da CPI, Rubens Bueno (PPS-PR), Júlio Delgado (PSB-MG), Carlos Sampaio (PSDB-SP), e Mendonça Filho (DEM-PE) afirmam que “a situação torna-se ainda mais grave diante de evidências da participação de quadrilhas na gestão do patrimônio de vários fundos de pensão. Personagens já notórios do enredo de corrupção que literalmente tomou o Brasil de assalto – como o doleiro Alberto Yousseff e um de seus principais auxiliares, o advogado Carlos Alberto Pereira da Costa”.
Esse é o décimo quinto requerimento para criação de CPI apresentado à Câmara nesta legislatura. Já estão em funcionamento quatro comissões. O Regimento Interno da Casa estabelece que só podem funcionar simultaneamente cinco CPIs. 
Cabe ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), ouvindo a assessoria da Casa, decidir se há ou não fato determinado para a criação da comissão. O presidente obedece à ordem de apresentação dos requerimentos.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Para evitar importantes CPIs, como a do BNDES e a dos Fundos de Pensão, o PT saiu apresentando pedidos de formação de comissões sobre temas sem importância no momento, um atrás do outro. 
Com isso, atravancou a lista de CPIs. Por isso, a CPI dos Fundos de Pensão vai ficar para as calendas gregas na Terra do Nunca Jamais, criada pelo reverendo britânico Charles Lutwidge Dodgson, que era como determinados comentaristas aqui do Blog e escrevia sob pseudônimo(C.N.)

26 de abril de 2015
Deu na Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário