"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de março de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Até quando a Dilma vai achar que do cruzamento do urubu com beija-flor nascerá um helicóptero?

            
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Obedecendo sempre às ordens do Chefão $talinácio, a Presidenta Dilma Rousseff insiste em seguir no poder completamente desgastada e sem condições morais mínimas de governabilidade. Dilma age como alguém que acredita, piamente, que do cruzamento entre um urubu e um beija-flor nascerá um helicóptero projetado por algum engenheiro social stalinista. A força do povo nas ruas, no próximo domingo, mostrará aos camaradas nazicomunopetralhasbolivarianos que o Brasil não aguenta mais ser o País da Impunidade e nem da Piada Pronta.

Dilma deveria ter vergonha e pedir para sair, antes que acabe tirada por outro processo político, seja impeachment ou intervenção constitucional. A tragicomédia brasileira já está mais que anunciada. O presidencialismo de coalizão já se transformou, há muito, em presidencialismo de colisão - seja contra adversários, inimigos ou, mais grave ainda, contra a própria realidade elementar das coisas.

A zona generalizada é culpa dos desmandos e autoritarismo cínico de uma pseudo esquerda que aparelhou a máquina estatal, para conquistar o poder e ganhar muito dinheiro, contando com a leniência conivente de uma oposição de mentirinha, e tão omissa quanto outros setores fundamentais do poder público, nos últimos 50 anos. Os militares aceitam tudo, em silêncio obsequioso, passivamente. Os servidores da Receita Federal só jogam pobres na malha fina, enquanto não cuidam de reprimir o enriquecimento ilícito explicito de políticos. Os magistrados, em sua maioria, se enquartelam igual aos militares em seus tribunais, sem trabalhar, de forma competente e efetiva, para combater a corrupção. O povo, na maioria ignorante, aceita tudo passivamente.

Vivemos o cenário mais delicado dos últimos 50 anos. A crise de agora nunca foi vista antes, tanto em sua dimensão política, econômica, mas sobretudo na falta de ética e vergonha na cara. Temos o dólar perto de quatro e o Brasil literalmente de quatro. Será que precisaremos esperar que o Tio Sam, mais uma vez, venha em auxilio aos guerreiros índios tupiniquins? Será que não aprendemos com o 7 x 1 imposto pela Alemanha, e continuamos na mesma sensação de enganação, em um País de ilusão e que pratica o estelionato continuado, no triste formato 171?

A grande manifestação de domingo pode ser um momento diferencial. No entanto, também pode ser mais um tiro na água podre, em tempos de seca, se não houver continuidade na vontade e necessidade urgente de se promover mudanças estruturais no Brasil. Nosso regime Capimunista só nos levará a ruína, enquanto o resto do mundo se desenvolve. O brasileiro está pt da vida com tanta coisa errada. Mas de pouco adianta reclamar e nada fazer de concreto para mudar efetivamente as coisas por aqui.

Os corruptos continuam sem vergonha, e, quem pode, parece continuar com vergonha de combater os corruptos de verdade...

Mais investigação...

O ministro Luiz Felipe Salomão autorizou ontem a abertura de inquéritos para investigar o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), o ex-governador do estado Sérgio Cabral (PMDB) e o governador do Acre, Tião Viana (PT).

A exemplo dos casos no Supremo Tribunal Federal (STF), os processos devem tramitar sem sigilo. Eles vão se somar aos 49 a serem investigados com autorização do Supremo Tribunal Federal, entre eles 12 senadores e 22 deputados federais.

Os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estão na lista.

A grande questão é: será que tanta investigação dará em alguma punição efetiva a políticos corruptos, com devolução do dinheiro público que foi roubado?

Manifesto em vídeo de um jurista


O Desembargador Laércio Laurelli expressa sua profunda preocupação sobre a falta de ética e afronta ao Judiciário e ao povo brasileiro na escolha do ministro Dias Toffoli como julgador e futuro presidente da segunda turma do STF - que julgará os processos da Lava Jato dos políticos que têm direito a foro privilegiado, em sessão fechada, sem transmissão via TV Justiça.

Não pode não... Não pode não...

Já circula na internet o abaixo-assinado: «Toffoli não pode presidir julgamento da Lava-Jato».

Adesões podem ser assinadas no endereço eletrônico:


Nada de sair para a rua


Gabrielli surreal

O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli afirmou que a corrupção confessada por ex-dirigentes da companhia aconteceu “fora” da empresa e que não havia forma de se descobrir antes os desvios:

"Onde eles dizem que fizeram negociações? Na relação direta com o fornecedor, que partilhou parte dos seus ganhos com eles. Eram lucros legais, pagaram impostos, e eles dividiram. Não é possível que o sistema de governança da Petrobras captasse essa situação".

"Eu digo, peremptoriamente, que não há corrupção sistêmica na Petrobras. Há casos individualizados".

Sexta 13



Quem está frozzen?

A Disney anunciou ontem a sequência de "Frozen - Uma aventura congelante".

Mas quem está mesmo em uma fria é a Dilma - que adorou o filme...

O povão nas ruas lhe dará uma gelada no domingo, e o PMDB já esfriou totalmente a relação com a Presidenta...

HSBC na berlinda

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou ontem requerimento do deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI), que pede a realização de audiência pública para debater assuntos relacionados ao escândalo financeiro envolvendo o HSBC Bank Brasil.

Devem ser convidados o diretor presidente do HSBC Bank Brasil, André Brandão, o superintendente executivo empreendedor direto do HSBC no Brasil, Surerus Marques, e um dos jornalistas responsável pela investigação e divulgação da matéria, Jamil Chade.

Sabotagem

Durante o debate na Comissão de Segurança Pública, o deputado Heráclito Fortes lamentou que representantes do banco tivessem tentado inviabilizar a aprovação do requerimento. Para o parlamentar, em um momento no qual denúncias e escândalos surgem a todo momento, um assunto dessa natureza não pode passar em branco pelo parlamento, e todos os esclarecimentos devem ser dados de forma pública e com transparência. 

"Eu tenho na vida pública um dogma: E não abro mão das minhas atribuições parlamentares de discutir aqui nesta comissão este assunto. Precisamos trazer os esclarecimentos à tona, pois a quantidade de escândalos que o HSBC está envolvido é enorme. Não converso às escondidas com ninguém, muito menos com banqueiros. Não fiz isso no começo da vida e não vou fazer isso a essa altura. O meu local de discussão deste assunto é aqui, na Câmara dos Deputados, na presença de todos. Até porque, a melhor maneira de ajudar o HSBC a esclarecer esta denúncia é com a presença de seus dirigentes aqui, em uma audiência aberta e pública".

Heráclito acrescentou: "Conhecido como 'SwissLeaks', este fato pode ser considerado um dos maiores escândalos financeiros do mundo, já que o banco teria auxiliado alguns dos seus correntistas, muitos deles traficantes e ditadores, a esconder dinheiro suspeito".

Ilustres envolvidos

Além da sonegação fiscal, as contas estão ligadas também à lavagem de dinheiro e até de financiamento de crimes internacionais.

Entre as personalidades brasileiras constam os nomes de Lilly Safra, matriarca da família dona do banco Safra, e os Steinbruch, que controlam a Companhia Siderúrgica Nacional.

Nomes ligados à Operação Lava Jato também foram citados, entre eles o de Pedro José Barusco Filho, ex-gerente da Petrobras, Raul Henrique Srour, suspeito de integrar o grupo do doleiro Alberto Youssef, além de oito integrantes da família Queiroz Galvão.

Os dados secretos que estavam em posse da justiça e órgãos fiscais de diversos países, foram levantados pelo técnico em informática Hervé Falciani, ex-funcionário do HSBC em Genebra.

Vade retro, Petrolão!



Sexta 13 é dia de ir ao centro...

Nesta sexta-feira 13 quem tem a sorte de ser homenageado pela Confraria do Garoto é o eterno garotão Evandro Mesquita - eterno menino do Rio, surfista, ator e cantor, além de uma figuraça.

A homenagem feita pelos 13 do Nelson Xerife acontece na Avenida 13 de Maio, número 13, em frente ao número 13 fixado na parede por decreto municipal.

A única diferença, que vai fugir à tradição das sextas 13 da Confraria, é que o horário será às 16 horas (por compromissos de agenda do homenageado).

Os confrades têm uma saída para solucionar o causo: acertem os relógios pelo fuso-horário de Houston, no Texas...
Possuída


Mudança do Alerta Total


                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

13 de março de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário