"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de março de 2015

EFEITO "BLACK BLOC"AMEAÇA INCENDIAR OS PROTESTOS


Os protestos contra o governo marcados para o próximo domingo, dia 15, podem perder força por conta do discurso de agressividade e truculência que tem circulado pelas redes sociais. Se essa violência e golpismo se refletirem nas ruas, poderá haver uma espécie de “efeito Black bloc”.
Esses grupos podem afastar pessoas que queiram protestar pacificamente se marcarem os protestos como um movimento radical e violento. Vimos esse filme nas manifestações de junho e julho de 2013 e na Copa do Mundo no ano passado.
Agora, há novamente uma retórica udenista truculenta nas redes sociais, com convocações para grupos atuarem com violência física nas manifestações do fim de semana. No dia 13, esta sexta-feira, haverá atos em defesa da Petrobras e da presidente Dilma. No dia 15, domingo, estão marcados os protestos contra o governo.
VAIAS E PANELAÇOS
As vaias à presidente Dilma Rousseff e o panelaço do último domingo são sinais de que a insatisfação social com o governo é maior do que a imaginada pelo PT. Os petistas disseram que o panelaço durante o pronunciamento da presidente foi feito por moradores de áreas nobres que não votaram na presidente. Mas na feira da construção civil havia trabalhadores, expositores e o público que aguardava para entrar no evento.
É fato que São Paulo tem um sentimento antiPT acima da média na comparação com outras regiões do país, mas é lícito supor que, diante de tantas notícias ruins na economia e na política, a insatisfação com o governo tenha se estendido a outros estratos sociais. Inclusive para camadas que votaram na presidente.
DIA DE AGITAÇÃO
Terça-feira foi um dia de agitação acima da média nas redes sociais. Muitos vídeos e áudios agressivos, com palavrões, defesa de golpe militar, impeachment e boatos que não merecem reprodução. Enfim, posts agressivos e golpistas, com informações falsas para espalhar pânico.
A oposição deve tomar cuidado para não endossar e estimular grupos que, no fundo, usam o direito democrático de livre manifestação e expressão para solapar a democracia, como, por exemplo, ao tentar forçar um movimento pró-impeachment sem amparo na realidade jurídica e política.
O golpismo tem de ser combatido. Nossa história está cheia de exemplos do mau que ele causou e causa ao país.
###
NOTA DA REDAÇÃO – O artigo, infelizmente, não esclarece quem é que coloca dos “Black blocs” nas ruas, se é o governo, se é a oposição ou se eles são apenas baderneiros. A questão é justamente esta. Na minha opinião, os “Black blocs” são apenas baderneiros, mas estão sendo habilmente manipulados pelo governo, para esvaziar protestos legítimos e consistentes. (C.N.)

13 de março de 2015
Daniela Martins
iG Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário