"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

OS CONFLITOS DE BAIXA INTENSIDADE




Um Conflito de Baixa Intensidade é uma luta político-militar na qual a conexão entre o político e o militar é tão forte que a distinção entre os dois torna-se difícil.
 O Conflito de Baixa Intensidade, na realidade, não é nem uma verdadeira paz e nem uma verdadeira guerra. 

As causas principais capazes de levar a esse conflito são a falta de estabilidade política e de desenvolvimento econômico. A sua raiz, no entanto, é, quase sempre, a injustiça, genuína ou aparente, seja econômica, social ou política. É improvável que uma insurgência encontre condições objetivas para desenvolver-se se a riqueza da Nação é distribuída eqüitativamente, se parcelas da população não são discriminadas, se a maioria dos cidadãos exerce seus direitos políticos livremente, se há Saúde e Educação para todos, se a Lei é cumprida e se a Ordem é mantida. 

Para combater uma insurgência, forças militares tradicionalmente adestradas em táticas convencionais freqüentemente carecem da destreza necessária. Esse é um fato já comprovado.

A comunicação entre a população e as autoridades, militares e civis, é fundamental no esforço contra uma insurgência. O governo precisa prover um extenso apoio financeiro para estabelecer sólidos programas de ação cívica, como saúde, nutrição, escolas, moradias e projetos outros. Isso nada tem a ver com programas tipo Fome Zero, por exemplo.

O constante do parágrafo acima se aplica também no combate ao chamado "crime organizado", seja qual for o seu caráter.

O conjunto de meios publicitários e de comunicação é uma rede internacional que hoje alcança todas as partes do mundo. Pode, portanto, influir em um conflito, positiva ou negativamente, onde quer que ele ocorra. Pressões políticas externas de toda ordem, inclusive das chamadas Organizações Não-Governamentais, como resultado de pressões políticas internas, poderão afetar decisivamente o processo.

A legitimidade política de um governo é colocada usualmente em jogo durante um Conflito de Baixa Intensidade e é o foco principal da luta política, pois os insurgentes se concentram em proclamar que eles são a "legítima alternativa" a um Poder que, para eles, é ou tornou-se "ilegítimo". 

Os operativos contra uma insurreição - e também contra o "crime organizado" - não são desenvolvidos e nem postos em prática da noite para o dia. Da mesma forma que uma insurreição pode levar anos para "aparecer", os operativos contrários a ela também levam tempo para serem instrumentalizados e para dar frutos, como se observa atualmente no Rio de Janeiro, onde o crime não cessa de crescer.

Combater e debelar uma insurreição não são problemas de fácil solução e seu êxito depende fundamentalmente da vontade política de um governo e da eficiência das pessoas diretamente envolvidas no combate.

09 de fevereiro de 2015
Carlos I. S. Azambuja é Historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário